6 pontos principais para entender a Psicologia de Jung

6 pontos principais para entender a Psicologia de Jung

image


O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung foi o responsável por criar a Psicologia Analítica e revolucionar o mundo ao explorar a importância da psique individual e a busca pela totalidade.
 
Compreender a relação entre o consciente e o inconsciente, conforme a teoria junguiana, pode ser um desafio e, por isso, é essencial destrinchar aos poucos os principais pontos da Psicologia Analítica de Jung.
 
Funções psicológicas fundamentais
 
Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais nos indivíduos: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Cada uma dessas funções pode ser experienciada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida, de forma que apenas uma dessas características é mais dominante, enquanto as outras permanecem menos notáveis e desenvolvidas no inconsciente.
 
Ego
 
Trata-se do centro da consciência, funcionando como uma estrutura psíquica responsável por “gerenciar” os aspectos conscientes da mente, como informações e processos mentais para os quais podemos direcionar nossa atenção de forma objetiva, sem abranger aspectos inconscientes da mente, como traumas.
 
Inconsciente pessoal
 
Jung considera o inconsciente pessoal as experiências individuais que foram reprimidas ou esquecidas, como traumas e frustrações, além de informações apreendidas de forma implícita. Cada indivíduo tem um inconsciente pessoal único, com conteúdos mais fáceis e mais difíceis de serem lembrados e até mesmo outros que jamais serão recuperados por não terem atingido um nível consciente.
 
Inconsciente coletivo
 
Este conceito junguiano se pauta em uma mescla de ideias e tendências humanas inatas do passado coletivo de toda a humanidade, com conceitos universais, relacionados, por exemplo, às crenças, aos mitos e à maternidade, que são passados adiante para as novas gerações.
 
Tais conteúdos psíquicos influenciam o comportamento e a vida mental de todos os indivíduos, que têm determinadas tendências e predisposições para lidarem com situações específicas.
 
Arquétipos
 
São elementos que emergem de tendências inatas que fazem parte do inconsciente coletivo e que estão presentes em todos os indivíduos, mas só são despertados quando a pessoa passa por experiências relacionadas a ele.
 
Apesar da forte relação com o inconsciente coletivo, os arquétipos também têm elementos bastante individuais provenientes da consciência da própria pessoa e de seu inconsciente pessoal.
 
Jung afirmava que existiam inúmeros arquétipos capazes de serem desenvolvidos a partir do inconsciente coletivo e os mais perceptíveis são:
 
  • persona;
     
  • sombra;
     
  • anima;
     
  • animus;
     
  • grande mãe;
     
  • velho sábio;
     
  • herói;
     
  • self.
 
Complexo
 
É um conglomerado de ideias inter-relacionadas que representam um forte valor emocional e que se organizam em torno de um arquétipo. Complexos são experiências muito pessoais e podem ser totalmente inconscientes ou podem conter material consciente ou inconsciente.
 
Quando ativados, seja por um trauma ou conflito moral, por exemplo, os complexos se apresentam com uma grande carga emocional. Jung define os complexos como caminhos que podem nos levar ao inconsciente, além de serem responsáveis pelos sonhos e por algumas atitudes cotidianas.
 
Desvende a Psicologia Analítica de Jung na Pós USCS
 
A Psicologia Junguiana é extremamente vasta e valiosa, de modo que aprofundar-se nessa área demanda dedicação e o acesso a uma base forte e qualitativa de conhecimento a respeito das teorias desenvolvidas por Jung.
 
Portanto, se você tem interesse em especializar-se em Psicologia Analítica e deseja aprender online, com uma matriz curricular completa e de excelência, você precisa conhecer a pós-graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
 
Em 380 horas de conteúdos valiosos, que podem ser concluídos em 19 meses, você entrará em uma verdadeira imersão em Psicologia Analítica nos seguintes tópicos:
 
  • Nascimento da Psicologia Analítica;
     
  • Fundamentos da Psicologia Analítica;
     
  • Linguagem simbólica;
     
  • Técnicas expressivas em Psicologia Analítica;
     
  • Psicopatologia e Psicologia Analítica.
 
Eleve a qualidade da sua prática clínica e transforme sua carreira com a Pós USCS! Inscreva-se na pós-graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguianaagora mesmo.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699