O esforço para se ver livre da gordura localizada é comum entre aqueles que desejam melhorar a aparência e a autoestima. No entanto, mesmo com dieta e exercícios, algumas áreas do corpo parecem resistir bravamente à perda de gordura.
Neste artigo nós vamos entender melhor essa dificuldade e conhecer alguns excelentes tratamentos para reduzir ou eliminar a gordura localizada. Acompanhe!
LEIA TAMBÉM:
-
Conheça os Benefícios da Drenagem Linfática Manual
-
Oxigenoterapia Hiperbárica HBOT: o que é e quais os benefícios na estética
-
Qual a diferença entre microblading, micropigmentação e dermopigmentação?
-
Terapias Avançadas de Pele: Elevando a Estética a um Novo Patamar
-
O Futuro da Beleza: A Ascensão dos Tratamentos Estéticos Personalizados
-
Explorando o Futuro da Estética: Tratamentos Inovadores e Não Invasivos
Um desafio chamado Gordura Localizada
Resistentes a dietas e exercícios físicos, as gorduras localizadas dependem de padrões genéticos e hormonais e geralmente se acumulam em diferentes locais, como:
- braços;
- flancos;
- coxas;
- quadris;
- costas.
A médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) explica que “apesar de oferecer menos risco a saúde do que a gordura visceral, que possui um comportamento metabólico e hormonal capaz de aumentar o perfil inflamatório do organismo, reduzir a sensibilidade à insulina e elevar a pressão arterial, a gordura localizada — ou gordura subcutânea — é mais difícil de ser queimada por ser uma gordura mais fria, apresentando células adiposas com menos mitocôndrias e, consequentemente, com menor energia e maior dificuldade para queimar os ácidos graxos”.
Por que é tão difícil se livrar desse tipo de gordura? A doutora Cláudia Merlo, médica especialista em cosmetologia pelo Instituto BWS, explica que as gordurinhas localizadas “são resistentes, pois o corpo utiliza essa gordura como fonte de energia apenas como última opção”.
Ou seja, uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas ao longo do ano não será suficiente para realmente combater o acúmulo de tecido adiposo. Para isso, existem diversos tratamentos que são aliados na luta contra a gordura localizada.
Mas “para que eles de fato funcionem, precisam provocar a apoptose celular, ou seja, a morte das células adiposas, o que pode ser feito com o uso de calor, frio ou ação química” — destaca Giseli Petrone, do Rio de Janeiro, dermatologista e especialista em cosmiatria titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Quais os tratamentos para gordura localizada?
1. Carboxiterapia
A carboxiterapia é um procedimento que envolve a aplicação de injeções de CO2 medicinal na área a ser tratada. O gás carbônico injetado aumenta a circulação sanguínea na região, promovendo a queima de gordura. Com cerca de 15 sessões, os pacientes podem experimentar uma redução eficaz da gordura localizada, melhoria da celulite e aumento do colágeno na pele.
2. Criolipólise
A criolipólise utiliza baixas temperaturas para congelar as células de gordura, que são então eliminadas naturalmente pelo corpo. Com até três sessões, esse procedimento é eficaz na redução de gordura localizada, modelagem corporal e auxílio no pós-operatório de lipoaspiração.
3. Eletrolipólise
A eletrolipólise é um tratamento que utiliza corrente elétrica de baixa frequência para estimular a quebra das células de gordura. Com cerca de 10 sessões, esse procedimento pode reduzir o inchaço, melhorar a aparência da pele e diminuir a celulite.
4. Criofrequência
A criofrequência combina calor interno e resfriamento da pele para promover a oxigenação dos tecidos e a eliminação da gordura localizada. Com seis sessões realizadas em intervalos de 21 dias, os pacientes podem experimentar uma redução significativa da celulite, rejuvenescimento da pele e diminuição da flacidez.
5. Endermologia
A endermologia utiliza rolos motorizados não invasivos para promover o rompimento de tecidos gordurosos e melhorar a drenagem linfática. Com cerca de 10 sessões, esse procedimento pode tratar celulite, reafirmar os tecidos cutâneos e promover contornos corporais mais definidos.
6. Lipocavitação
A lipocavitação utiliza ondas sonoras de baixa frequência para provocar cavitações nas células de gordura, levando ao seu rompimento e eliminação pelo sistema linfático. Com 10 sessões realizadas semanalmente, os pacientes podem experimentar uma redução significativa da gordura localizada e uma modelagem corporal mais definida.
Domine Tratamentos Contra Gordura Localizada na Pós USCS!
Para os profissionais que desejam se especializar em tratamentos estéticos avançados, oferecemos a Pós-graduação em Estética Avançada. Este curso abrange uma variedade de tópicos relacionados à estética corporal, incluindo os tratamentos mencionados acima e muito mais.
Inscreva-se agora mesmo. Com uma abordagem prática e baseada em evidências, você terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos para se destacarem nesse campo em constante evolução.