Há tempos escutamos sobre os benefícios das plantas no tratamento de uma série de doenças. A fitoterapia é um importante aliado que pode auxiliar o paciente no tratamento de doenças como transtorno de ansiedade, úlceras e diabetes.
É bom ressaltar que os fitoterápicos servem como uma opção alternativa. O paciente jamais deve abandonar o tratamento medicamentoso indicado por seu médico. Deve ser feita uma integração entre o tratamento convencional e a fitoterapia, sempre com acompanhamento médico.
VEJA TAMBÉM:
Práticas integrativas e complementares: SUS anunciou mais 10 novas técnicas que serão oferecidas
Os medicamentos fitoterápicos
Novidade na prescrição de fitoterápicos a partir de Maio de 2018
O processo de fabricação de um medicamento fitoterápico é muito seguro, já que há um cuidado maior com possíveis contaminações que podem acontecer por causa de microrganismos e agrotóxicos, por exemplo. Há também a preocupação com a dosagem certa da planta que será utilizada na fabricação do medicamento, já que a fórmula precisa ser própria para consumo.
Benefícios da fitoterapia
• uma única planta pode ajudar a tratar diversos incômodos;
• ajuda no combate a doenças infecciosas;
• as plantas atuam como poderosos calmantes.
No Brasil, atualmente, existe o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do Ministério da Saúde. Em 2017, o SUS registrou 66.445 atendimentos de fitoterapia. E o governo está trabalhando para estabelecer e investir ainda mais nesse campo. Recentemente, o SUS aprovou 12 medicamentos fitoterápicos que são ofertados para o público, e mais 71 plantas estão em fase de estudo.
A USCS oferece o curso de Pós-Graduação em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. Saiba mais informações: https://bit.ly/2V316j1