Os serviços de urgência e emergência existem para salvar vidas, diminuir os riscos de sequelas e, quando necessário, transportar o paciente com segurança para o tratamento definitivo em ambiente hospitalar. Uma vez que “cerca de 95% das emergências médicas ocorrem fora do ambiente hospitalar” — informa uma reportagem do portal Terra com dados do Ministério da Saúde — faz sentido que os serviços de emergências e urgências médicas busquem cada vez mais agilidade nos atendimentos, por ser um fator crucial no sucesso dos atendimentos.
O Enfermeiro especializado em Urgência e Emergência é importantíssimo para um atendimento ágil e humanizado a pacientes adultos, pediátricos, idosos em situações de emergência e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar.
Leia também:
Com a pós-graduação da USCS em Enfermagem em Urgência e Emergência, você será treinado de acordo com os protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais para atuar com excelência no atendimento mesmo em catástrofes.
Como é um curso a distância, você tem a flexibilidade de fazer seu local e hora de estudos para:
- Aprender os conceitos técnico-científicos que orientam Emergência e Urgência.
- Desenvolver as habilidades para atuar nos serviços de referência em urgência e emergência, atendendo pacientes de média e alta complexidade.
- Dominar os protocolos de atendimento à vítima de trauma conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS).
- Aprender como empregar o raciocínio crítico na área de enfermagem em urgência e emergência com ênfase na assistência às crianças e adultos.
Se você trabalha com Enfermagem e já tem curso superior, a melhor maneira de conseguir melhores resultados nas equipes em que atua é através de uma expressiva formação como especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência.
De acordo com Marco Paulo Valeriano de Brito, “o papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais” — escreve o Enfermeiro-sanitarista e especialista em Gestão em Saúde, destacando que o enfermeiro com formação em Urgência e Emergência é uma parte vital e integrante da equipe de emergência.
De modo mais específico, todo profissional de enfermagem que atua na urgência e emergência deve ser capaz de exercer estes cinco cuidados imprescindíveis:
- Acolhimento e classificação de risco
- Suporte Básico e Avançado de Vida
- Atendimento à vítima de trauma
- Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico
- Assistência às Emergências Obstétricas
“O enfermeiro que atua em unidade de emergência necessita ter conhecimento científico, prático e técnico, a fim de que possa tomar decisões rápidas e concretas, transmitindo segurança a toda equipe e principalmente diminuindo os riscos que ameaçam a vida do paciente” — observa Wehbe e Galvão no artigo “O enfermeiro de Unidade de Emergência de Hospital Privado” escrito para a Revista Latino-Americana de Enfermagem.
Só uma pós-graduação como a da USCS pode dar esse conhecimento científico, prático e técnico que vai deixar você pronto para tomar decisões rápidas e efetivas atuando na Urgência e Emergência.
Venha conhecer a pós-graduação da USCS em Enfermagem em Urgência e Emergência e faça sua inscrição para dar um salto em sua carreira na Enfermagem.