A Arte é uma experiência inerentemente agradável, que pode ser uma ferramenta poderosa em um ambiente de terapia. Pode dar a oportunidade de expressar os pensamentos, ao mesmo tempo que ajuda a compreender melhor e a atribuir sentido às emoções e à saúde mental.
Os benefícios da Arteterapia a tornam um processo valioso para adultos, jovens, crianças e idosos durante o tratamento de um amplo espectro de doenças e deficiências.
Por que as pessoas recorrem à Arteterapia?
A Arteterapia é usada para um amplo espectro de condições e transtornos. Por exemplo, pode ser uma aliada em terapias para:
- Depressão.
- Traumas.
- Distúrbios alimentares.
- Transtorno bipolar.
- Transtorno do Espectro Autista.
- Demência.
- Deficiência física.
- Luto e perda.
Esse tipo de terapia é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por proporcionar diversos benefícios e promover a qualidade de vida. A ferramenta promove o autoconhecimento e a reflexão sobre si próprio, ajuda a expressão e a comunicação de sentimentos, explora a imaginação e a criatividade, diminui o estresse e a ansiedade, eleva a autoestima e, ainda, contribui para a concentração, a atenção e a memória.
Mas como isso funciona?
Por meio da Arte, é possível enxergar emoções e sentimentos dos quais o paciente não tem consciência. Em cada categoria, é possível trabalhar um aspecto da vida, desenvolver habilidades de expressão e combater bloqueios. Por exemplo, pela escrita, é possível trabalhar a imaginação e criar histórias com base nas próprias experiências; por sua vez, a dança trabalha a consciência do próprio corpo e dos movimentos.
Com o uso da dança, da pintura, da escrita, da colagem, da dramaturgia e do desenho, pode-se conquistar muita coisa. Confira os principais benefícios da Arteterapia:
- Ajuda a expressão e a comunicação de sentimentos.
- Explora a imaginação e a criatividade.
- Ajuda a trabalhar a saúde mental.
- Diminui o estresse e a ansiedade.
- Promove o equilíbrio emocional.
- Aumenta a autoestima.
- Contribui para a concentração, a atenção e a memória.
A Arte pode tornar-se uma maneira de examinar e comunicar pensamentos e emoções que parecem muito complexos ou confusos para se articular sozinho, e é por isso que a Arteterapia tem tanto sucesso por onde passa.
Criar e discutir Arte com um terapeuta ajuda o paciente a ver seus sentimentos intensos, porém, confusos, com mais clareza. Também permite que ele compartilhe emoções que podem ser descritas como "negativas", mas que todos nós podemos experimentar de tempos em tempos, incluindo raiva, tristeza, pesar e dor emocional.
A Arteterapia pode dar voz a muitos que têm dificuldades em comunicar pensamentos e sentimentos. Ao examinar o seu eu interior e as experiências que o moldaram, o indivíduo tem a oportunidade de começar a reconhecer seus pontos fortes.
Apenas especialistas em instituições que atendem aos parâmetros da União Brasileira das Associações de Arteterapeutas (UBAAT) atingem o que é necessário para estar nessa área. O campo de atuação para o profissional arteterapeuta ampliou-se, podendo atuar em órgãos públicos (SUS, Creas, Cras, Caps) e privados, nas áreas da Saúde, da Educação, Institucional e Organizacional.
A Pós USCS é credenciada com o curso de Arteterapia. São 560 horas de curso, em uma matriz elaborada por um time de referência na área.
Você pode colocar essa terapia poderosa no seu leque de atuação, ou até mesmo migrar de carreira!
conheça a nossa pós-graduação em Arteterapia
conheça a nossa pós-graduação em Arteterapia