As mudanças climáticas que nosso planeta sofre afeta completamente tudo em nossas vidas. Isso se deve ao fato da produção de dióxido de carbono ser muito grande e ameaçadora para o nosso meio ambiente. E o que foi descoberto recentemente em uma pesquisa é que as alterações climáticas afetam nossos alimentos também.
No estudo publicado pela Revista Science Advances, os pesquisadores expuseram campos de cultivação de arroz a níveis altos de dióxido de carbono e o resultado foi impressionante. A situação foi simulada, porém, até o final do século os campos de cultivo estarão expostos a níveis altíssimos de dióxido de carbono.
Nesse experimento foram expostos 18 tipos de arroz, e nesse material foi constatado uma quantidade menor de proteínas, zinco e ferro. Além disso, também foi percebido um declínio nas vitaminas B1,B2,B5 E B9.
E esses dados geram mais preocupações para os especialistas, já que boa parte da população mundial não se alimenta de forma correta, ou seja, não ingere a quantidade de nutrientes, proteínas e vitaminas suficientes para suprir as necessidades básicas do nosso organismo.
Para solucionar esse problema só trabalhando em medidas que diminuem a emissão de dióxido de carbono no mundo. Porém, se isso não for feito, as pessoas terão o desafio de se alimentar da forma mais rica para poder suprir suas necessidades básicas. O que será um grande desafio dado a dificuldade que boa parte da população tem em se alimentar bem.