A mulher carioca e o mercado de Estética

A mulher carioca e o mercado de Estética

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Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço, caminho do mar.
 
Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
 
Com letra de Tom Jobim, uma das músicas-tema do Rio de Janeiro celebra a beleza da mulher carioca. Não é coincidência ou surpresa que as mulheres cariocas sejam as mais vaidosas do país. Um estudo feito com mulheres de 17 estados mostra que as mulheres do Rio são as mais preocupadas com estética: 92,1% admitem se preocupar com o corpo.
 
As mulheres do Rio de Janeiro são as que mais usam cosméticos no Brasil — 88,9% das cariocas afirmaram utilizar diariamente protetor solar, creme para pele e outros produtos de beleza.
 
Juliana Peruzzi, estudante carioca de 19 anos, gosta de correr à beira da praia e não dispensa um protetor com base. “Uso protetor solar com base e muito corretivo para tirar as olheiras” — disse à Globo a atleta amadora que não descuida da vaidade na hora da corrida.
 
“Para exibir um corpo perfeito na praia, as cariocas também são as que mais apelam para procedimentos estéticos. 41,2% das entrevistadas no Rio disseram já ter apelado para o bisturi” — diz a reportagem da revista Veja.
 
Tudo isso faz do Rio de Janeiro — mundialmente famoso pela beleza das cariocas — um paraíso para os profissionais de Estética.
 
A vaidade da mulher carioca e o mercado de Estética
Quando se fala da vaidade da mulher carioca como um fator impulsionador do mercado de Estética, uma pergunta que se pode fazer é: a vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Três pesquisadores escreveram um artigo respondendo essa pergunta e concluíram que o grau de vaidade tem um impacto significativo na propensão para a realização de procedimentos estéticos.
 
Os pesquisadores notaram também que “quanto maior a vaidade, maior a autoestima corporal, havendo impacto negativo da autoestima na realização de procedimentos. A vaidade também influencia positivamente a utilização de cosméticos e a realização de tratamentos”.
 
Ou seja, a vaidade da mulher carioca reflete diretamente no consumo dos produtos oferecidos pela indústria da beleza e na realização de procedimentos estéticos.
 
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