A Neuropsicopedagogia no Brasil

A Neuropsicopedagogia no Brasil

image

Profa. Dra. Silvia Gonçalves de Almeida
Pedagoga, Psicanalista e Doutora em Psicologia Social.
Silvia é docente de cursos de graduação e pós-graduação em Neurociências e Educação.

 
É importante considerarmos que a Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar; seus fundamentos estão no diálogo entre a Neurociência aplicada à educação, a Psicologia Cognitiva e a Pedagogia - em especial no que se refere à inclusão e educação especial.
 
A Neurociência compreende o estudo do sistema nervoso, sua estrutura, função, desenvolvimento, genética, bioquímica, fisiologia, farmacologia e patologia das células nervosas e circuitos neurais. Essa ciência visa a compreensão do funcionamento do cérebro e auxilia no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, podendo também atuar no desenvolvimento de tecnologias neurais e na promoção da saúde mental através do entendimento dos fundamentos neurais dos diferentes tipos de transtornos para melhoria em diagnósticos e tratamentos.
 
LEIA TAMBÉM:

Introdução à Neuropsicopedagogia

A Neuropsicopedagogia relaciona-se diretamente à educação por meio do estudo do cérebro no que se refere à aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento, propondo mudanças em práticas pedagógica, compreensão na inter-relação entre funções e potencial de aprendizagem e inclusão.
 
Do ponto de vista da psicologia cognitiva, tem-se o estudo de processos mentais (memória, percepção e linguagem), onde teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky contribuíram significativamente para a compreensão do desenvolvimento cognitivo e suas implicações para a educação.
 
A pedagogia - particularmente, a voltada para a educação especial - busca adaptar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Esse campo começou a integrar conhecimentos de neurociência e psicologia para desenvolver estratégias educativas mais eficazes tendo em vista a inclusão.
 

O desenvolvimento da Neurociência pelo mundo

Na segunda metade do século XX, a Neuropsicologia começou a se expandir e com isso os estudos sobre lesões cerebrais e como afetam a aprendizagem passaram a se aprimorar. Outro ponto essencial de ser ressaltado é o avanço das tecnologias de imagem cerebral - a ressonância magnética funcional (RMF), por exemplo, permitiu aprofundar o conhecimento sobre o processamento da informação no cérebro durante a aprendizagem.
 
Dessa forma, no final do século XX e início do século XXI, cresceram as pesquisas em neurociências e educação, com estudos focados na aprendizagem e funcionamento cerebral, dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e educação inclusiva. Entretanto, a Neuropsicopedagogia passa a surgir somente no novo século.
 
A atuação do neuropsicopedagogo combina a compreensão do processo de aprendizagem com ações de intervenção neuropsicopedagógica. Sua história, apesar de recente, é uma área já em forte expansão por se propor a compreender melhor os processos de aprendizagem para que as intervenções sejam mais eficazes para o tratamento das dificuldades educacionais.
 

Neuropsicopedadogia no Brasil

Em 2000, no Brasil, o termo neuropsicopedagogia apareceu numa disciplina com o nome de “Estudos Neuropsicopedagógicos”. Já em 2007, uma tese de doutorado abordou o tema "Avaliação Neuropsicopedagógica em Crianças com Surdez". Porém, somente em 2008, iniciou-se a formação na área formação na área onde no ano seguinte é publicado o primeiro artigo científico. Com rápido avanço, o primeiro curso na área clínica é fundado em 2010.
 
Houve, então, a necessidade de se sistematizar, principalmente, para atuação prática institucional e clínica, resultando na criação da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPq), em 2014.
 
O primeiro livro relacionado ao estudo, “Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, teoria, conceito e prática” (2015), de Rita M. T. Russo, trouxe contribuições importantes para a área clínica, com formulação de bases teóricas responsáveis por subsidiar a Neuropsicopedagogia, contando com o contexto de atuação e bases para avaliação e intervenção na área.
 
Em 2015, com o I Seminário Nacional de Neuropsicopedagogia, há o impulsionamento da publicação de inúmeros artigos, ocasionando nos primeiros congressos em Neuropsicopedagogia, ocorridos em 2017 nas cidades de Recife e Joinville.
 
Rita Russo publica posteriormente o livro “Neuropsicopedagogia Institucional” (2018), onde apresenta a atuação do neuropsicopedagogo institucional e aborda temas de relevância para a área como inclusão, prática neuropsicopedagógica e sondagem neuropsicopedagógica.
 
Já em 2021, algumas pesquisas desenvolvidas por membros da SBNPq são premiadas e, no mesmo ano, Vitor Fonseca publica “Educabilidade Cognitiva e Neuropsicopedagogia: Novos paradigmas da educação”. No ano seguinte, Denise Sato segue com a publicação do livro “Avaliação na Neuropsicopedagogia Clínica”.
 

Regulamentação da Neuropsicopedagogia

Vale ressaltar que a profissão do neuropsicopedagogo ainda não é regulamentada e não possui um conselho profissional, porém é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações desde 2018 e, atualmente, a SBNPq propõe orientações sobre atividades do Neuropsicopedagogo, organização curricular dos cursos de neuropsicopedagogia e o código de ética profissional.
 
O crescimento da área em pesquisa e prática profissional tem encontrado uma crescente, principalmente, no que se refere à inclusão e equidade. A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento essencial para a valorização da neurodiversidade, democratização do saber e equidade de oportunidade para aprender.
 

Como a Neuropsicopedagogia está mudando a Educação?

A Neuropsicopedagogia emerge como uma poderosa aliada na transformação do cenário educacional, promovendo abordagens inovadoras que consideram a interseção única entre Neurociência, Psicologia e Pedagogia.
 
Nos últimos anos, a Neuropsicopedagogia está em ascensão devido ao aumento da compreensão sobre o funcionamento do cérebro e ao reconhecimento da importância da identificação e do tratamento das dificuldades de aprendizagem.
 
Sua influência abrangente está redefinindo práticas pedagógicas e gerando impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, aprofundar-se no tema é essencial para profissionais que desejam se atualizar na área da Educação.
 
Se você está buscando uma especialização nessa área, tenho o orgulho de apresentar o curso da Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional onde, como professora, prometo te ajudar durante sua trajetória educacional. Além de ter aulas comigo, você também aprenderá com uma equipe de professores de excelência, preparados para em 600h de curso oferecer muito aprendizado teórico e prático para que você se torne um neuropsicopedagogo de sucesso.
 
E, para que você consiga aplicar na prática todo o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, nosso curso conta com estágio supervisionado. Se você quiser saber mais sobre nossa matriz curricular e os diferenciais dessa Pós, clique aqui: Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Instituciona
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699