A infância é a fase da nossa vida que vivenciamos as maiores mudanças, aprendemos, erramos, criamos nosso senso crítico e hábitos. E a alimentação é parte importante de nosso dia a dia, e tudo que sabemos sobre nutrição é herança de nossos pais. Quando não há uma preocupação com a alimentação saudável dentro do lar, possivelmente a criança não cultivará isso em sua fase adulta. Além disso, uma dieta desregrada pode aumentar os riscos de a criança virar um adolescente ou adulto obeso.
Principais fatores de contribuição para a obesidade infantil
Muitas são as causas da obesidade infantil, e os fatores externos pesam muito nessa conta. O sedentarismo, hábitos ruins e o acesso restrito a alimentos saudáveis são decisivos no desenvolvimento da obesidade.
VEJA TAMBÉM:
Nutricionista pode solicitar exames laboratoriais?
Anvisa propõe mudança em rótulos para deixá-los mais claros sobre componentes em excesso
Combate ao açúcar precisa ir além da assinatura de um acordo
Ministério da Saúde cria guia alimentar para crianças de até dois anos
Neste caso, os pais são os principais responsáveis pela alimentação da criança, na verdade, eles podem ser o exemplo de um comportamento alimentar distorcido. Por isso, é preciso que ambos se unam para organizar um cardápio mais rico, com uma variedade nutricional eficiente. Desta forma, a criança vai ter como exemplo uma alimentação saudável.
O mais importante diante disso tudo, é que os pais devem ajudar o pequeno a criar uma relação saudável com os alimentos. A criança não pode tratar a comida como uma recompensa ou vê-los como proibidos.
Os pais precisam tomar o controle
É bom ressaltar que dentro de casa quem manda são os pais, por isso, é preciso controlar os alimentos que entram em sua geladeira e que fazem parte da rotina. Por isso, na hora das compras o ideal é escolher os alimentos de verdade, ou seja, aqueles que são naturais e ricos em vitaminas e nutrientes.
Ao evitar comprar e consumir alimentos ulltraprocessados, você ajuda a criança a entender, durante o seu desenvolvimento, qual é o tipo ideal de refeição que ela precisa consumir. Faça o pequeno ver que as guloseimas são alimentos para ocasiões especiais, como festas de aniversários e comemorações esporádicas.
O nutricionista
O profissional com enfoque em Nutrição Materno Infantil é importantíssimo para auxiliar as famílias em todas as fases de desenvolvimento das crianças, da lactação à infância. Por isso, é importantíssimo para o nutricionista um curso de especialização voltado para a área, já que é preciso um aprofundamento nos conhecimentos nutricionais desde a fase da gestação até a infância.
O curso de Pós-Graduação em Nutrição Materno Infantil EAD da USCS tem como objetivo oferecer um conhecimento profundo sobre as modificações fisiológicas específicas de cada fase da criança. Realizando uma avaliação nutricional e pontuando as recomendações nutricionais adequadas para cada período de vida da criança, capacitando o nutricionista para realizar um planejamento dietético adequado.
Saiba mais informações sobre o curso: http://bit.ly/2Nv4XAp