Arquitetura e Ambientes Terapêuticos: Criando Espaços que Promovem a Saúde e o Bem-Estar

Arquitetura e Ambientes Terapêuticos: Criando Espaços que Promovem a Saúde e o Bem-Estar

image


Por meio do projeto arquitetônico de ambientes terapêuticos, arquitetos buscam compreender as reais necessidades daqueles que irão utilizar ativamente os espaços, a fim de contribuir com a melhoria na saúde física e emocional desses indivíduos.
 
Com um planejamento adequado, o ambiente terapêutico possui grande relevância na prevenção e cura de doenças, além de abrigar em si um espaço voltado para o acolhimento e apoio daqueles que enfrentam algum tipo de desafio de ordem emocional.
 
Continue a leitura para conhecer a arquitetura voltada para ambientes terapêuticos!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é ambiente terapêutico?

O ambiente terapêutico é um espaço físico idealizado para a promoção da saúde, bem-estar e cura física e emocional, oferecendo uma experiência terapêutica de relevância e eficácia para todos os indivíduos frequentadores do espaço.
 
Esses ambientes passaram a se introduzir em locais destinados ao contexto da saúde, tais como hospitais e clínicas pois possuem um papel fundamental no processo de cura do indivíduo.
 

A importância do ambiente terapêutico

O ser humano passa cerca de 90% da vida em ambientes construídos, sendo somente 10% destinado à convivência em espaços naturais como praias, parques e praças ou ao ar livre. É sabido que o ambiente em que a pessoa se insere apresenta influência direta em seu comportamento, saúde e bem-estar físico e emocional; portanto, o ambiente terapêutico aparece como uma oportunidade de suprir essa necessidade - inata a todo ser humano - de estar na presença de elementos naturais.
 
Foi constatado que os ambientes terapêuticos possuem influência positiva na saúde, sendo altamente incorporados por espaços que requerem a cura física e emocional, oferecendo à pessoa maior sensação de conforto e bem-estar.
 

Princípios de design para ambientes terapêuticos

Podendo se adaptar a diversos contextos, o ambiente terapêutico possui certos princípios de design que devem ser seguidos, são eles:
  • Desenvolvimento de ambientação acolhedora;
  • Oferta da sensação de segurança; e
  • Decoração que transpasse a sensação de tranquilidade e relaxamento.
Essa categorização de projeto arquitetônico tem como objetivo primordial promover um espaço onde seja possível o relaxamento, abrindo ao indivíduo a possibilidade de imergir em seus pensamentos e sentimentos de forma saudável e terapêutica.
 
São inúmeros os benefícios oferecidos pelo ambiente terapêutico, sendo alguns:
  • Redução de estresse e ansiedade;
  • Aumento do bem-estar emocional e físico;
  • Melhoria na saúde física;
  • Crescimento pessoal; e
  • Aumento da confiança e autoestima.
 

Onde encontrar ambientes terapêuticos

Os ambientes terapêuticos podem ser desenvolvidos para locais variados, em especial os que se relacionam à área da saúde de alguma forma, tendo como exemplo hospitais, consultórios clínicos, consultórios de psicoterapia, clínicas de reabilitação e centros de bem-estar.
 
Quando nos ambientes mencionados, os espaços terapêuticos passam a ser integrados nos processos de terapias assistenciais pois auxiliam na recuperação da saúde do paciente, além de comporem um espaço inclusivo por serem locais com distrações positivas, projetados para todo tipo de pessoa.
 

Estude sobre Arquitetura na Pós USCS

Se você deseja descobrir o universo de possibilidades ofertados pela arquitetura de ambientes terapêuticos, a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da Universidade Municipal de São Caetano foi desenvolvida para você.
 
Nessa Pós você se aprofunda nos conceitos de espaços humanizados e sustentáveis centrados na diversidade humana, além de desenvolver habilidades arquitetônicas para colocar em prática na sua área profissional.
 
A Pós em Arquitetura Humanizada tem duração de 14 meses, é inteiramente à distância com aulas online, uma vez ao mês.
 
Aqui, introduziremos as noções de acessibilidade, design inclusivo, saúde, bem-estar e conforto no contexto do ambiente construído. A carga horária total do curso é de 360h e tem como destaque na matriz curricular:
  • Desenho Universal;
  • Acessibilidade Inteligente;
  • Paisagismo e Design Biofílico;
  • Retrofit e Tecnologia;
  • Acessibilidade, Saúde e Bem-estar na Escala Urbana;
  • E mais!
Transforme suas práticas em Arquitetura e aprenda a desenvolver projetos para ambientes terapêuticos com a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis da USCS. 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699