Benefícios da fitoterapia no tratamento de doenças

Benefícios da fitoterapia no tratamento de doenças

image


O termo fitoterápico vem do grego e significa “terapia vegetal”. É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças através da estimulação de defesas naturais do organismo. O tratamento de origem natural, o baixo custo e a redução de efeitos colaterais são apontados como as maiores vantagens do uso de fitoterápicos. Segundo especialistas, esse tipo de medicamento, assim como os convencionais, oferece garantia de qualidade, efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população.
 
Os fitoterápicos produzem resultados positivos em no máximo quatro horas. Após analisar o paciente e receitar o vegetal correto, logo se tem melhora do quadro. Não é um procedimento lento. Solucionado o problema, os remédios podem ser suspensos.

O tratamento ajuda a combater doenças infecciosas, disfunções metabólicas, alergias e ainda distúrbios psicológicos, entre muitas outras indicações a fitoterapia é recomendada de recém-nascidos a idosos. Porém, seu uso não pode ser indiscriminado.

A grande variedade de plantas medicinais entre os Estados brasileiros pode gerar confusão entre os que realizam compostos fitoterápicos caseiros. Entre a abundância de diferentes espécies vegetais, existe ainda o problema da ausência de um farmacêutico responsável pelo composto, a falta de testes de qualidade e a confiança no conhecimento popular podem provocar equívocos na fabricação dos medicamentos.

Portanto, a utilização inadequada dos fitoterápicos, pode gerar uma série de efeitos colaterais como reações alérgicas e efeitos tóxicos graves. O uso só pode ser feito sob prescrição de um especialista em fitoterápicos.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699