Como a Neuropsicopedagogia Pode Ajudar a Terceira Idade

Como a Neuropsicopedagogia Pode Ajudar a Terceira Idade

image


A Neuropsicopedagogia se destina ao estudo dos processos neurais em diversos casos, entre eles, o momento da aprendizagem. Essa ciência pode auxiliar indivíduos de todas as faixas etárias, sendo especialmente procurada pelo público da terceira idade que busca prevenir ou tratar problemas de ordem neurológica e cognitiva
 
Se você quer descobrir como a Neuropsicopedagogia pode ser uma grande aliada no tratamento e oferta do bem-estar da população idosa, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é Neuropsicopedagogia?

A Neuropsicopedagogia é uma ciência multidisciplinar que une conhecimentos advindos da da neurociência, psicologia e pedagogia, destinando-se ao estudo da relação entre o cérebro, comportamento e aprendizagem.
 
É também a área do conhecimento responsável por identificar a maneira como o cérebro aprende e como as dificuldades de aprendizagem podem afetar o desenvolvimento físico, mental e emocional de crianças, adolescentes e adultos.
 

Como a Neuropsicopedagogia pode ajudar idosos?

A Neuropsicopedagogia atua como grande aliada de programas terapêuticos em casos que necessitam de reabilitação cognitiva, atuando, especialmente, com portadores de Alzheimer.
 
O neuropsicopedagogo auxilia na promoção da saúde cognitiva na terceira idade ao contribuir para a formação de novas conexões cerebrais. Por meio de avaliações individualizadas, com testes voltados para o entendimento das funções psicomotoras, sensoriais, cognitivas e de linguagem, o profissional especializado nessa área desenvolve primeiramente os potenciais existentes no indivíduo no lugar de focar na causa.
 
Com o cuidado do neuropsicopedagogo, o indivíduo assistido pelo programa de reabilitação é favorecido em sua recuperação das funções neurológicas perdidas, sendo compensado com a neuroplasticidade cerebral
 

Os impactos do Alzheimer na terceira idade

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo, manifestado na deterioração cognitiva e da memória, sendo mais comum de ocorrer na terceira idade. O diagnóstico precoce pode ajudar o indivíduo a impedir que a doença progrida com tamanha velocidade.
 
Os primeiros sintomas dessa doença é a confusão mental, mudanças no humor e dificuldades em realizar atividades cotidianas, além de causar perda de habilidades gerais (sociais e intelectuais). Isso ocorre, principalmente, em detrimento das células cerebrais que se degeneram, afetando diretamente a memória e outras funções cognitivas.
 
O único tratamento existente para o Alzheimer inclui medicamentos que retardem a doença, fisioterapia e estimulação cognitiva. A neuropsicopedagogia aparece como uma aliada visando a melhoria e controle dos sintomas originados pelo transtorno.
 

Atividades de Neuropsicopedagogia para idosos com Alzheimer

Existem diversas atividades orientadas pela neuropsicopedagogia para o tratamento e retardamento do Alzheimer. Os jogos de raciocínio lógico são especialmente importantes para o desenvolvimento cerebral pois tendem a estimular as habilidades cognitivas do ser humano, auxiliando no desenvolvimento de diversos tipos de habilidades e competências.
 
Confira algumas das atividades recomendadas por especialistas em Neuropsicopedagogia que auxiliam na prevenção e estabilização do Alzheimer em idosos:
 
Dominó
O Dominó estimula a concentração, raciocínio lógico e percepção visual, além de ofertar a possibilidade de interação social. Esses estímulos, quando juntos, são grandes aliados da prevenção contra a perda de memória.
 
Palavras Cruzadas 
A Palavra Cruzada atua diretamente no combate à perda de memória pois o cérebro humano é super estimulado quando precisa buscar informações, logo, quanto maior o esforço mental requisitado, maior a capacidade de reter informações.
 
Jogos de Lógica e Estratégia
Jogos que se destinam ao exercício da lógica, a exemplo de Sudoku, Xadrez e Jogo dos Sete Erros, podem ser grandes aliados da prevenção de doenças que podem afetar a saúde cognitiva do indivíduo. Ao exercitar o raciocínio lógico, a pessoa estimula habilidades cognitivas, tais como memória, atenção e concentração.
 
Block Puzzle
Por ser um jogo categoricamente virtual, o Block Puzzle é uma escolha acessível para toda a população que tenha acesso ao meio digital. Através do estímulo do raciocínio lógico onde este deve ser desenvolvido com velocidade, o indivíduo consegue melhorar sua atividade e interação mental.
 
São inúmeras as formas de tratamento que podem ser aplicadas à população com mais idade e que sofra de algum transtorno cognitivo. Somente um profissional especializado possui capacitação para compreender a necessidade do paciente, oferecendo um atendimento adequado com soluções práticas em cada caso clínico.
 

Especialize-se com a Pós em Neuropsicopedagogia

A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Pós USCS foi idealizada para os profissionais que buscam um conhecimento aprofundado sobre os processos neurais que ocorrem no momento da aprendizagem, unindo saberes da neurociência, psicologia e pedagogia.
 
Com um corpo docente formado por mestres e doutores, a Pós USCS oferece aos alunos do curso de Neuropsicopedagogia uma formação completa e sólida, ideal para quem busca uma capacitação para atuar em clínicas e instituições prestando auxílio direto aos indivíduos que apresentem transtornos de aprendizado.
 
O curso da pós em Neuropsicopedagogia tem duração de 26 meses e pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, com carga horária total de 600h, dividida em 400h de aulas teóricas e 200h de aulas práticas.
 
Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento e expandir suas habilidades profissionais. A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Pós USCS é a escolha ideal para aqueles que desejam fazer a diferença na vida dos pacientes.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699