O psicopedagogo é um importante atuante no processo de desenvolvimento do processo de aprendizagem infantil pois, uma vez que em sala de aula, este profissional consegue compreender o comportamento infantil, identificando pontos de atenção nos alunos e desenvolvendo métodos para intervir e lidar com diferentes comportamentos em sala de aula, de modo que estes não interfiram no processo do desenvolver do saber das crianças.
Continue a leitura e saiba como compreender o comportamento infantil em sala de aula.
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O que é Psicopedagogia?
A Psicopedagogia objetiva estudar e analisar o comportamento humano e os fatores psicológicos que estão envolvidos no processo de aprendizagem do indivíduo, buscando entender como ocorre a aprendizagem e quais fatores podem interferir neste processo - tanto negativos, quanto positivos.
Assim, ao unir em seu estudo os conceitos advindos da psicologia e da pedagogia, o psicopedagogo se responsabiliza por diagnosticar, prevenir e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos.
Pontos de atenção nos alunos
É importante se manter atento aos comportamentos apresentados pelas crianças em sala de aula pois, a depender de como reagem, pode ser indicativo de dificuldades de aprendizagem ou problemas que possam, de fato, vir a interferir no modo como irão desenvolver o aprendizado.
1. Desempenho escolar
O desempenho escolar pode auxiliar na identificação do processo de aprendizagem do aluno. Por exemplo, um aluno que apresenta baixo rendimento escolar pode indicar problemas de aprendizagem, dificuldades de socialização com colegas, timidez para tirar dúvidas com professores ou, até mesmo, pode indicar que o aluno está vivendo um excesso de distrações no ambiente escolare.
Desta forma, é importante se atentar ao rendimento escolar do estudante pois, caso as notas comecem a oscilar, é necessário intervir e acompanhar a criança em seu desenvolvimento estudantil.
2. Comportamento agressivo
O comportamento agressivo e a irritação em crianças podem indicar que as mesmas não estão sabendo lidar com suas emoções negativas, não sabendo expressá-las. Logo, para exteriorizar o que sentem, tendem a se expressar com atitudes violentas.
Caso seja observado tal comportamento em uma criança, é imprescindível manter um diálogo com a mesma, para tentar compreender os motivos de estar agindo assim pois tal comportamento pode afetar seu processo de aprendizagem e, até mesmo, afastá-la de outras pessoas.
3. Baixa autoestima e insegurança
A baixa autoestima e insegurança podem levar a criança a ter seu desempenho escolar afetado de forma direta, além de também interferir em outras áreas de sua vida, como por exemplo no desenvolvimento da autoimagem e em seus relacionamentos sociais.
É necessário observar se a criança se demonstra retraída e como fala sobre si própria, se atentando se há percepções alteradas sobre seu próprio valor. Para superar tais dificuldades os pais, responsáveis, corpo docente e profissionais especializados em psicopedagogia podem auxiliar no processo de desenvolvimento da autoconfiança, demonstrando à criança suas habilidades e seu valor.
Como lidar com diferentes comportamentos em sala de aula?
Uma dica para o profissional da educação que deseja melhor lidar com diferentes comportamentos em sala de aula é manter uma escuta ativa de seus alunos, tratando-os como indivíduos com suas determinadas singularidades e se manter atento caso algum dos estudantes apresente um comportamento diferenciado.
É importante ouvir atentamente ao que o estudante tem a compartilhar, caso sinta a necessidade de compartilhar algo, bem como oferecer uma rede de diálogos. Neste ponto, um especialista em Psicopedagogia consegue melhor auxiliar seus alunos pois será capacitado tanto nos fundamentos da pedagogia, quanto da psicologia.
Outro aspecto em que o educador pode ser de grande auxilio na superação de desafios referentes ao comportamento em sala de aula, é no engajamento para com a criança, desenvolvendo atividades que integrem todos os alunos para que todos se engajem do mesmo modo no aprendizado.
Além disso, é importante, também, valorizar e reconhecer pequenas conquistas pois isto irá impulsionar o processo de aprendizagem infantil. As crianças tendem a aprender com o exemplo, logo, quando se reconhece suas conquistas, mesmo que mínimas, elas entendem seu valor.
Torne-se um especialista em Psicopedagogia
Com uma educação continuada em Psicopedagogia, educadores conseguem ir além em suas profissões, compreendendo o comportamento infantil em sala de aula e se atentando para sinais que possam indicar dificuldades ou transtornos de aprendizagem, ou que possam afetar o processo de aprendizagem do estudante.
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