Como ensinar alunos com transtornos de aprendizagem? Saiba como a gestão deve agir

Como ensinar alunos com transtornos de aprendizagem? Saiba como a gestão deve agir

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São diversas as dificuldades vivenciadas por alunos com transtornos de aprendizagem, podendo acarretar problemas permanentes no modo como estes aprendem. Com um ensino que se adeque as necessidades destes estudantes, o corpo educacional e a gestão pedagógica escolar conseguem promover um ambiente capaz de minimizar as interferências na vida dos mesmos.
 
Para saber como fazer a diferença na vida educacional de alunos com transtorno de aprendizagem, continue a leitura!
 
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O que são transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem tendem a aparecer durante a primeira infância, sendo mais facilmente diagnosticados após o ingresso da criança na vida escolar, pois os transtornos interferem diretamente nas capacidades de leitura, escrita e matemática, afetando o processo de aprender do indivíduo.
 
Segundo o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-V), os déficits de aprendizagem são definidos como transtornos do neurodesenvolvimento que persistem por pelo menos 6 meses, mesmo frente a intervenções sobre as dificuldades vivenciadas pelo indivíduo; desta forma, é correto afirmar que tais transtornos afetam diretamente o funcionamento do cérebro.
 
Quando nos referimos a condições que estão relacionadas com o processo de aprendizagem, sabe-se que a maior interferência ocorrida é na capacidade de adquirir e desenvolver habilidades, podendo desencadear graves problemas na vida do indivíduo, interferindo em sua vida acadêmica e profissional, caso tal condição não seja tratada e acompanhada.
 

Como ensinar alunos com transtornos de aprendizagem?

O diagnóstico dos transtornos de aprendizagem são realizados durante a infância, quando se percebe que a criança apresenta dificuldades no processo de aprender. Isso ocorre pois, na atualidade, os profissionais - em especial os educadores - são mais especializados e conhecedores das características que podem denotar déficits nas habilidades de processar o conhecimento.
 
Ao conseguir identificar no aluno alguma questão que possa atrapalhar seu desenvolvimento estudantil, o educador consegue desenvolver planos de ensino adequados para minimizar os efeitos negativos trazidos pelos transtornos de aprendizagem. Para isso, o profissional que possui noções em Psicologia e Psicopedagogia se torna altamente capacitado para amenizar a intensidade com o qual os transtornos afetam a vida do estudante.
 
É igualmente importante, também, que a escola, ao identificar alunos com potencial de aprendizagem, porém que não possuem rendimento escolar, analisem se a dificuldade apresentada é passageira, cuja causa pode vir de inúmeros fatores externos como por exemplo problemas de saúde, mudanças na vida pessoal, questões de saúde mental, falta de apoio educacional e familiar, entre outros, ou se o estudante apresenta um transtorno de aprendizagem que pode requerer por intervenções mais assertivas, com acompanhamento tanto dentro do ambiente escolar, quanto fora.
 

Como gerenciar escolas que recebem alunos com transtornos de aprendizagem?

Apesar de não haver uma regra específica a ser seguida por escolas para melhor adequarem seus ensinos visando auxiliar estudantes com transtornos de aprendizagem, algumas questões básicas são recomendadas a serem seguidas pois conseguem promover uma verdadeira diferença na vida dos alunos. Confira alguns aspectos que toda escola deveria incluir em seu processo de gestão:
 
1. Minimizar distrações em sala de aula
A maioria dos transtornos de aprendizagem possuem em comum o sintoma da falta de foco e concentração, logo, visando oferecer ao estudante uma melhor possibilidade de desempenho escolar, o ideal é as escolas reduzirem qualquer distração que possa atrapalhar o aluno durante o processo de aprendizagem.
 
A gestão pedagógica pode averiguar se nos ambientes estudantis há qualquer tipo de interação física que possa distrair o aluno com transtorno, como por exemplo verificando excesso de barulho externo e atuando na busca por soluções adequadas.
 
2. Parceria com a família dos alunos é importante
É de extrema importância que o estudante que apresenta algum transtorno de aprendizagem conte com apoio pedagógico e familiar pois, somente com apoio, acompanhamento e tratamento adequado, o mesmo conseguirá adquirir um melhor desenvolvimento escolar.
 
Além disso, a gestão pedagógica precisa estar ciente das dificuldades vivenciadas pelo aluno para poder adequar o ensino do mesmo em sala de aula visando amenizar os sintomas vivenciados.
 
3. Ensino personalizado
Os professores e demais funcionários da escola, quando cientes dos transtornos de aprendizagem apresentados pelo estudante, conseguem oferecer um tratamento adequado ao mesmo, desenvolvendo um ambiente acolhedor e com empatia, além de adaptar o ensino às necessidades do aluno.
 
Além disso, educadores especializados em Psicopedagogia são capacitados para atuar facilitando o processo de aprendizagem de alunos que apresentam déficits no aprendizado. Os transtornos podem ser permanentes porém, seu desenvolvimento e intensidade podem ser amenizados.
 

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