Considerados transtornos de neurodesenvolvimento, os transtornos de aprendizagem tendem a afetar diretamente o desenvolvimento funcional pessoal, social, acadêmico e profissional do indivíduo. Tais déficits envolvem problemas de leitura, expressões de escrita e problemas de compreensão matemática.
Para descobrir quais são e como identificar os tipos de transtorno de aprendizagem mais comuns, continue a leitura!
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O que são transtornos de aprendizagem?
Os transtornos de aprendizagem podem aparecer expressos nas capacidades de leitura, escrita e matemática, afetando diretamente no processo de aprender do indivíduo. Segundo o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-V), os déficits de aprendizagem são definidos como transtornos do neurodesenvolvimento, desta forma, é correto afirmar que tais transtornos afetam diretamente o funcionamento do cérebro.
Quando nos referimos a condições que estão relacionadas com o processo de aprendizagem, sabe-se que a maior interferência ocorrida é na capacidade de captar e processar informações, podendo desencadear graves problemas na vida do indivíduo, interferindo em sua vida acadêmica e profissional caso tal condição não seja tratada e acompanhada.
Sinais e sintomas dos transtornos de aprendizagem
Os principais sinais e sintomas dos transtornos de aprendizagem tendem a aparecer em idade precoce; entretanto, os transtornos leves ou moderados somente costumam ser identificados durante a idade escolar, quando a criança é confrontada pelo sistema acadêmico. Confira alguns dos sinais que podem significar algum transtorno de aprendizagem:
1. Deficiências acadêmicas
O estudante pode apresentar alguma dificuldade durante o processo de alfabetização, ter a compreensão da fala limitada ou apresentar uma lentidão em seu processo de desenvolvimento linguístico.
São outros sinais que, quando apresentados pela criança, indicam deficiências acadêmicas:
- Dificuldade em compreender o que lê;
- Caligrafia desordenada;
- Dificuldade em segurar o lápis de maneira adequada;
- Dificuldade em iniciar tarefas;
- Dificuldade em contar um fato em ordem sequencial;
- Confusão com letras, números e símbolos matemáticos.
2. Deficiências em funções executivas
As deficiências em funções cognitivas podem ser observadas em distúrbios ou atrasos de linguagem, atenção ou compreensão. O estudante pode apresentar dificuldades em conceitualizar algo, ter compreensão de abstracionismo, generalização, raciocínio e organização.
Uma característica comum em pessoas com problemas na função executiva é a dificuldade que apresentam em organizar e concluir tarefas, podendo sofrer de problemas de percepção visual e identificação auditiva - fatores que tendem a afetar suas percepções espacial e orientativa, bem como sua memória, atenção visual e análise de sons.
3. Problemas de comportamento
Os problemas comportamentais podem estar atrelados a transtornos de aprendizagem, onde a criança tende a apresentar dificuldades em se manter atenta, além de ter inquietação motora. Estes aspectos são comumente observados em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Transtornos de aprendizagem mais comuns e como identificá-los
São diversos os transtornos de aprendizagem, agindo em áreas específicas da capacidade que o indivíduo tem de aprender. Entretanto, mesmo que a pessoa apresente apenas um transtorno, essa condição tende a interferir em todo seu processo de aquisição de conhecimento. Conheça os transtornos mais comuns e descubra como identificá-los:
1. Dislexia
É o transtorno de aprendizagem mais conhecido, tratando-se de um déficit específico de capacidade de leitura. No caso da dislexia o indivíduo tende a apresentar dificuldades na associação das letras com o som correspondente e, também, tende a ter dificuldades para organizá-las em uma sequência lógica. Assim, o disléxico pode enxergar as letras embaralhadas dentro das frases, não conseguindo compreender e interpretar as palavras ali presentes.
2. Disgrafia
A disgrafia é uma dificuldade na capacidade de expressão escrita, logo, esse déficit pode ser identificado por meio da avaliação ortográfica, caligráfica e de construção de pensamento. Essa dificuldade gera problemas de compreensão e grafia de palavras onde o indivíduo não consegue associar o som às palavras, letras e sílabas, podendo trocá-las ao escrever.
Essa condição também pode aparecer na desorganização da escrita por meio de espaçamentos irregulares entre palavras, sílabas e/ou letras, ou mesmo quando o indivíduo sobrepõe letras ou escreve com caligrafia incompreensível.
3. Discalculia
A discalculia ocorre quando o indivíduo apresenta problemas com matemática, tendo dificuldades para solucionar questões ou para identificar números e a relação existente entre eles.
Neste caso, a discalculia pode ser observada quando o indivíduo sente a necessidade de contar nos dedos, ou mesmo quando apresenta dificuldades em solucionar problemas quantitativos, lentidão para finalizar operações matemáticas e também quando não consegue se recordar de fórmulas matemáticas (desde as mais simples, até as mais complexas).
Como ensinar alunos com transtornos de aprendizagem?
Educadores especializados em Psicopedagogia são capacitados para atuar facilitando o processo de aprendizagem de alunos que apresentem déficits como os apresentados acima. Os transtornos podem ser permanentes, porém seu desenvolvimento e intensidade podem ser amenizados.
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