Como jogos simbólicos ajudam no desenvolvimento infantil

Como jogos simbólicos ajudam no desenvolvimento infantil

image


A brincadeira é uma parte fundamental na vida das crianças e, por isso, pode ser grande aliada no processo de desenvolvimento infantil, sendo através dela que a criança irá desenvolver habilidades físicas e cognitivas. Desta forma, as crianças desenvolvem o aprendizado por meio de jogos simbólicos, popularmente conhecidas como brincadeiras “de faz de conta”, que serão grandes responsáveis por atuar na formação social dos pequenos.
 
Para saber mais sobre os jogos simbólicos e o papel fundamental que exercem no desenvolvimento infantil, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que são jogos simbólicos?

O termo “jogos simbólicos” foi cunhado por Jean Piaget, importante psicólogo e pensador do século XX, responsável por formular teorias sobre a educação infantil. Tais jogos se referem às brincadeiras de “faz de conta”, ou brincadeiras de imitação, muito comuns de surgirem durante o período dos 2 aos 5 anos de idade.
 
Tal brincadeira diz respeito ao modo como a criança tende a assimilar e compreender a realidade, por isso, muitos dos temas abordados em suas brincadeiras são reflexos de seus cotidianos, fazendo com que se tornem uma ferramenta poderosa para o processo de ensino e aprendizagem da criança.
 
Com a ajuda de um adulto, as crianças podem ser orientadas em suas brincadeiras, visando o desenvolvimento de pensamento lógico e processo imaginativo e oferecendo a elas maior autonomia e poder criativo. São alguns dos exemplos de jogos simbólicos o brincar de casinha, recriar histórias de livros ou desenvolver uma nova história, explorando a imaginação e criatividade da criança.
 

Como jogos simbólicos ajudam no desenvolvimento de crianças

Ao brincar de “faz de conta”, a criança consegue exercitar e desenvolver inúmeras habilidades, entre elas:
  • Cognitivas;
  • Sociais;
  • Motoras; e
  • Emocionais.
Além disso, os jogos simbólicos são grandes responsáveis pela formação do processo de desenvolvimento da criatividade pois, por meio do planejamento da brincadeira e de como irá decorrer, consegue fortalecer sua imaginação, desenvolvendo também maior autonomia ao se tornar o protagonista de sua própria brincadeira.
 
Enquanto desenvolvimento social, as brincadeiras infantis tendem a ser auxiliares pois, em algumas brincadeiras, a presença de demais participantes é requerida. Um exemplo disto é quando se brinca de imitar profissões, como dentistas ou médicos que, para poderem exercer suas profissões “de mentirinha”, precisam de pacientes.
 
O jogo simbólico também é grande aliado do processo de enfrentamento de medos e traumas pois, por meio da união entre mundo real e imaginário, a criança consegue desenvolver situações de seu cotidiano visando o enfrentamento de certos desafios que vivencia, de forma amenizada. Além disso, é durante o momento da brincadeira em que a criança se sente mais a vontade para compartilhar suas angústias, expondo em seu brincar o que pensa e sente sobre certas situações vividas e observadas.
 

Seja um especialista em educação e desenvolvimento infantil

Se você deseja ser a transformação na vida das crianças, aplicando estratégias e técnicas adequadas para educar, auxiliando um melhor desenvolvimento infantil, seja por meio de intervenções que utilizam jogos simbólicos, jogos de regras ou cooperativos ou mesmo o fazer artístico, a Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é a escolha ideal.
 
Nesse curso de especialização, você encontra a flexibilidade de poder atuar tanto em âmbito institucional, quanto clínico. Além disso, por contar com um ensino inteiramente à distância, a Pós EAD de Psicopedagogia oferece aos profissionais um conteúdo aprofundado que une os conceitos fundamentais da pedagogia, com os conhecimentos da psicologia.
 
A Pós EAD da USCS conta com a mesma qualidade de um curso presencial, porém com a facilidade e flexibilidade que só a Educação à Distância pode proporcionar. O curso tem duração entre 12 e 18 meses, com carga horária total de 600h, sendo 500h de conteúdo teórico sólido e aprofundado + 100h de estágio, visando um melhor aproveitamento do curso.
 
Só na Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, na modalidade EAD, você adquire as habilidades profissionais necessárias para ser o agente transformador na educação infantil, além de encontrar a oportunidade perfeita para enriquecer os conhecimentos, dando um salto na sua carreira profissional.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699