Conheça o ebook sobre manejo e cuidado de pacientes com estomias e fístulas

Conheça o ebook sobre manejo e cuidado de pacientes com estomias e fístulas

image


A Pós USCS está lançando o ebook “Manejo e cuidado de estomias e fístulas”. Escrito por Amanda Caroline Sartori, enfermeira e pesquisadora com mestrado em Promoção da Saúde, e Ana Paula Fidélix — gerontóloga com mestrado em Educação. O ebook é dividido em 4 partes:
 
  1. Os tipos de estomias
  2. Estomias: cuidados, impacto e dispositivos coletores
  3. Cuidados de enfermagem às estomias
  4. Fístulas digestivas.
 
 
São 119 páginas com conteúdo de alto valor para todo profissional de enfermagem que quer conhecer melhor o manejo e o cuidado com pacientes com estomias e fístulas.
 
Impacto causado na imagem corporal e na autoestima do paciente estomizado.
 
Um dos capítulos do ebook chama atenção para o fato de que o percurso de um paciente com estomia difere de outros pacientes, já que não se encerra no momento da alta hospitalar e se estende na reintegração à sociedade. Nessa continuidade, acontecem profundas mudanças biológicas, psicossociais e econômicas, onde o indivíduo encara o desafio de conviver com sua nova condição.
 
O ebook mostra como a literatura especializada em estomias tem enfatizado as transformações na imagem corporal como o principal fator que afeta a qualidade de vida dos pacientes ostomizados, ao longo das diversas etapas de sua reabilitação. Essa transformação está ligada à percepção da imagem corporal e à representação do corpo no contexto social.
 
O profissional de enfermagem precisa saber que, para o ostomizado, o corpo passa por uma transformação significativa devido à cirurgia, surgindo o estoma e a necessidade de usar dispositivos coletores. Além disso, é necessário ter consciência de que as relações com a saúde e o autocuidado são profundamente afetadas.
 
Todas essas mudanças ocorrem em um contexto onde as representações sociais do corpo exercem uma influência poderosa. Essas representações, moldadas pela sociedade e pela cultura, afetam nossa percepção de beleza, saúde, deficiência e estigma — e tudo isso repercute na autoestima do paciente.
 
Imagem corporal e autoestima
 
O corpo enfrenta ao longo da vida diversas condições sociais, psicológicas, doenças, traumas e dores, e todas essas experiências contribuem para moldar a imagem corporal. Essa imagem está intrinsecamente ligada ao autoconceito, que é a forma como percebemos a nós mesmos com base em nossas próprias experiências e interações com os outros.
 
A autoestima, por sua vez, está relacionada à autoaceitação, autoimagem, valor pessoal e autoconfiança. Esses são conceitos que se desenvolvem socialmente e indivíduos com uma alta autoestima, geralmente se veem como mais capazes, competentes e confiantes.
 
É através da imagem corporal que mantemos um equilíbrio interno em nossa interação com o mundo. Ela nos fornece um senso de identidade e tem influência direta em nossas habilidades e desempenho.
 
Portanto, é essencial que o profissional de enfermagem compreenda as questões de imagem corporal e autoestima para o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes com estomia. Essa compreensão ajuda não apenas a lidar com os desafios físicos, mas também com os aspectos psicológicos e sociais da vida após a cirurgia de estomia.
 
Quer saber mais? Peça o seu ebook
 
Se você lida com pacientes com estomias ou quer estar preparado para atuar nessas circunstâncias, e ebook “Manejo e cuidado de estomias e fístulas” é uma leitura obrigatória.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699