Na terça-feira, dia 22 de novembro de 2022, o presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, assinou a Portaria 239 do Crefito-3 que criou a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos no âmbito do Crefito-3.
A nova Câmara Técnica será coordenada pelo fisioterapeuta Dr. Daniel Antunes Alveno, e terá a contribuição dos fisioterapeutas Dra. Janete Maria da Silva; Dr. Juliano Ferreira Arcuri, e Dr. Thiago Marraccini Nogueira da Cunha.
Quer ver a intervenção do fisioterapeuta nos pacientes em cuidados paliativos? Assista o vídeo completo abaixo:
Fisioterapia e Cuidados Paliativos
Muitos fisioterapeutas já atuam há muitos anos em equipes de cuidados paliativos desempenhando um trabalho importantíssimo para a qualidade de vida do paciente.
Na Resolução nº 539/2021, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) reconheceu a assistência em Cuidados Paliativos como área de atuação do fisioterapeuta, e definiu várias questões relacionadas a essa atuação.
De acordo com o Coffito, os Cuidados Paliativos como aqueles que “consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a continuidade da vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.
Na época do reconhecimento da especialidade, o Coffito definiu que os Cuidados Paliativos desempenhados pelos fisioterapeutas se dividem em duas modalidades:
- Cuidado Paliativo Geral: oferecido por fisioterapeutas especialistas em qualquer área, que deverá ser realizado para prevenção ou alívio de situações simples ou complexas de sofrimento físico, psicossocial ou espiritual.
- Ações Especializadas em Cuidados Paliativos: só podem ser oferecidas por fisioterapeuta com competências em Cuidados Paliativos, para prevenção ou alívio de situações simples ou complexas de sofrimento físico, psicossocial ou espiritual em pacientes com doenças ameaçadoras de vida.
O papel das câmaras técnicas do Crefito-3
As câmaras técnicas do Crefito-3 têm a função de oferecer assessoramento sobre questões do exercício profissional. São estruturas de natureza consultiva, opinativa, analítica e de assessoramento, e são formadas por especialistas de diferentes áreas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional com expertise naquela determinada área.
A Resolução nº 73/2021 definiu 14 Câmaras Técnicas para a Fisioterapia e 7 Câmaras Técnicas para a Terapia Ocupacional, além de duas câmaras dedicadas a temas comuns das duas áreas.
De acordo com o Crefito-3, as câmaras técnicas têm o objetivo de dar respostas técnicas para dúvidas técnicas.
Além disso, essas câmaras “podem propor a realização de capacitação e colaborar nos eventos técnicos e científicos promovidos pelo Crefito-3, além de colaborar na proposição e elaboração de trabalhos científicos para publicação e/ou apresentação nos veículos de divulgação científica” — observa publicação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3൦ região.
Agora, às 23 câmaras técnicas do Crefito, soma-se a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos — que será coordenada pelo fisioterapeuta e professor Dr. Daniel Antunes Alveno.
O Dr.Daniel Alveno é especialista em Cuidados Paliativos e professor de pós-graduação na USCS. Ficamos felizes ao ver o Dr. Daniel participando dessa conquista e dando essa grande contribuição para a Fisioterapia.
Você pode vir estudar conosco e até ser aluno do Dr. Alveno numa das nossas especializações na área de Fisioterapia.
Clique aqui e conheça nossos cursos de pós-graduação na área.