
Os cuidados com o bebê em seus primeiros dias de vida podem ser entendidos como um “quarto trimestre” da gestação, já que é um período dedicado somente à adaptação do recém-nascido à sua vida fora da barriga da mãe. Essa pode ser uma das explicações para o bebê chorar tanto nesse período.
Seu cérebro, ainda em fase de desenvolvimento, está condicionado a apenas desenvolver atividades primitivas, como respirar e digerir. Todo o resto é aprendido após o nascimento.
É fora da barriga da mãe que se desenvolvem o sistema digestório, nervoso e imunológico, a visão e a audição. Já que a maioria dos estímulos acontecem na vida fora do útero, muitas habilidades são desenvolvidas nesse período.
VEJA TAMBÉM:
O que é deficiência intelectual?
Apresentação de alimentos para as crianças
O profissional de psicopedagogia
Fonoaudiologia ajuda bebês prematuros a ser amamentados
O que posso fazer pelo bebê em seus primeiros meses de vida?
Algumas técnicas podem ajudar o bebê a passar por esse momento de transformação de forma mais leve e relaxante.
• Enrole-o com firmeza em um tecido; envolva suas perninhas e braços, fazendo uma espécie de “charutinho”. Ele se sentirá bastante acolhido e isso poderá diminuir as cólicas e fazê-lo parar de chorar.
• Leve o seu bebê para relaxar na água, enrolado em um tecido. Coloque-o em um balde e fique em pé, segurando-o. É como mágica, isso ajuda muito no alívio das cólicas.
• Reprodução de barulhos sutis podem acalmar o bebê.
• Massagens podem ser uma boa opção para promover o relaxamento do bebê. Escolha um ambiente calmo para massagear o corpinho da criança, isso a ajuda a adormecer e alivia os gases.
• O contato pele a pele com a mãe é importantíssimo. Repousar o bebê em seu tronco, sem a interferência de roupas, pode ser um aconchego para ele; o deixará calmo e poderá fazê-lo adormecer.
Conheça a nossa Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica: https://bit.ly/2JWDaY1