Atuação na Educação Infantil e nos Processos Inclusivos de Crianças com Deficiência
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
SAO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
Curso oferece possibilidades de organização de planos de atendimento, conhecimento e apoio para o processo de inclusão de pessoas com deficiência educação infantil tanto em creches quanto em pré-escola.
Objetivos do curso
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente a Creche, crianças até 3 anos de idade.
• Oferecer técnicas, possibilidades de avaliação e organização de estratégias e práticas profissionais na Educação Infantil, especificamente pré-escola, crianças de 4 e 5 anos de idade.
• Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições.
• Promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta.
A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e áreas afins.
Carga Horária: 400h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).
Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00
Matriz curricular
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação
- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita, Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas, Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
- Educação e Infância e Currículo
História, Políticas e Currículo da Educação Infantil. História da construção da Infância e amparo legal. Aspectos pedagógicos da Educação Infantil. Estratégias de Desenvolvimento da Criança e a BNCC
- Educação Infantil e Educação infantil e a criança com deficiência
Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar
Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Educação Infantil: Linguagem e Alfabetização
- Educação e Infância e Currículo
O ensino da arte e educação física. O ensino da língua portuguesa. O ensino de história e geografia. O ensino de matemática e de ciências naturais
Desenvolvimento e aprendizagem na infância. Teorias do Conhecimento e a Criança de 0 a 6 Anos. Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil
- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.
AC
MICROLINS RIO BRANCO
Cidade: RIO BRANCOEndereço: AVENIDA BRASIL, 149
CEP: 69900-064
Telefone: (11) 2714-5699
GO
PLAZA INN EXECUTIVE
Cidade: GOIANIAEndereço: AVENIDA D, 302
CEP: 74140-160
Telefone: (11) 2714-5699
DF
COLÉGIO GALOIS
Cidade: BRASILIAEndereço: QUADRA 601, AV. L2 SUL, CONJ A
CEP: 70200-610
Telefone: (11) 2714-5699
PE
LG INN HOTEL
Cidade: RECIFEEndereço: AVENIDA ENGENHEIRO DOMINGOS FERREIRA, 3067
CEP: 52050-310
Telefone: (11) 2714-5699
MG
BELO HORIZONTE PLAZA HOTEL
Cidade: BELO HORIZONTEEndereço: RUA DOS TIMBIRAS, 1660
CEP: 30140-061
Telefone: (11) 2714-5699
SC
MULTY BRISTOL CASTELMAR HOTEL
Cidade: FLORIANOPOLISEndereço: RUA FELIPE SCHIMIDT, 1260
CEP: 88010-002
Telefone: (11) 2714-5699
AL
CENTRO TÉCNICO TONE DERM
Cidade: MACEIOEndereço: RUA ANTÔNIO GUEDES NOGUEIRA, 144
CEP: 57035-140
Telefone: (11) 2714-5699
ES
FDV VITÓRIA
Cidade: VITORIAEndereço: RUA JUIZ ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, 215
CEP: 29056-295
Telefone: (11) 2714-5699
AM
COMFORT HOTEL
Cidade: MANAUSEndereço: AV. MANDI, 263
CEP: 69075-14
Telefone: (11) 2714-5699
MT
HOLIDAY INN EXPRESS CUIABA
Cidade: CUIABAEndereço: AVENIDA MIGUEL SUTIL, 2050
CEP: 78060-000
Telefone: (11) 2714-5699
RJ
HOTEL ENTREMARES
Cidade: RIO DE JANEIROEndereço: AV. ÉRICO VERÍSSIMO, 846
CEP: 22621-180
Telefone: (11) 2714-5699
PI
GRAN HOTEL ARREY
Cidade: TERESINAEndereço: RUA JAIME DA SILVEIRA, 433
CEP: 64056-330
Telefone: (11) 2714-5699
BA
AMERICA TOWERS HOTEL
Cidade: SALVADOREndereço: RUA FREDERICO SIMÕES, 120
CEP: 41820-774
Telefone: (11) 2714-5699
PR
HOTEL ALADDIN
Cidade: CURITIBAEndereço: RUA LOURENÇO PINTO, 440
CEP: 80010-16
Telefone: (11) 2714-5699
RN
HOTEL HOLIDAY INN EXPRESS
Cidade: NATALEndereço: AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 40144
CEP: 59094-41
Telefone: (11) 2714-5699
SE
ORION HOTEL
Cidade: ARACAJUEndereço: Rua Urbano Neto, 121
CEP: 49035-190
Telefone: (11) 2714-5699
MS
HOTEL VALE VERDE
Cidade: CAMPO GRANDEEndereço: AFONSO PENA, 106
CEP: 79005-001
Telefone: (11) 2714-5699
AP
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL - IDEPE
Cidade: MACAPAEndereço: AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, 1489
CEP: 68900-07
Telefone: (11) 2714-5699
TO
HOTEL 10 PALMAS
Cidade: PALMASEndereço: AVENIDA JOAQUIM TEOTÔNIO SEGURADO QD 101 NORTE, CONJ. 01 LOTE 01
CEP: 77001-004
Telefone: (11) 2714-5699
RR
MICROLINS BOA VISTA
Cidade: BOA VISTAEndereço: AVENIDA GENERAL ATAIDE TEIVE, 4679
CEP: 69312-242
Telefone: (11) 2714-5699
PA
HOTEL REGENTE
Cidade: BELEMEndereço: Avenida Governador Jose Malcher, 485
CEP: 66035-10
Telefone: (11) 2714-5699
PB
OURO BRANCO HOTEL
Cidade: JOAO PESSOAEndereço: AV NOSSA SRA DOS NAVEGANTES , 431
CEP: 58039-111
Telefone: (11) 2714-5699
RO
SLAVIERO ESSENTIAL
Cidade: PORTO VELHOEndereço: AVENIDA LAURO SODRÉ, 2441
CEP: 76801-311
Telefone: (11) 2714-5699
MA
SLZ LAGOA HOTEL
Cidade: SAO LUISEndereço: AVENIDA COLARES MOREIRA, 14
CEP: 65075-441
Telefone: (11) 2714-5699
RS
INSTITUTO SÃO FRANCISCO SANTA FAMÍLIA
Cidade: PORTO ALEGREEndereço: AVENIDA PARA, 833
CEP: 90240-591
Telefone: (11) 2714-5699
CE
TULIP INN FORTALEZA
Cidade: FORTALEZAEndereço: AVENIDA DA ABOLIÇÃO, 3340
CEP: 60165-081
Telefone: (11) 2714-5699
SP
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - PÓLO SÃO PAULO
Cidade: SAO PAULOEndereço: RUA TREZE DE MAIO, 681
CEP: 01327-000
Telefone: (11) 2714-5699