Neuroeducação e Educação Inclusiva
Online/Ao Vivo
17/05/2025 - (data prevista para início do curso)Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
Curso para professores de recursos, professores de salas de recursos multifuncionais.
Tem como principal objetivo o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência, TEA, altas Habilidades/superdotação nos serviços e apoio no contraturno escolar.
Objetivos do curso
• Promover conhecimento ao professor para oportunizar pessoas com Deficiência, TEA, Altas Habilidades e Superdotação no seu processo de aprendizagem.
• Qualificar profissionais da área da educação para o entendimento da importância e da necessidade de práticas pedagógicas adequadas que respondam aos desafios do processo educacional de alunos com deficiência, Altas Habilidades e Superdotação e transtornos.
• Preparar os profissionais da educação para atuarem tanto nas salas de aulas comuns, das escolas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado, em salas de recursos multifuncionais e centros especializados.
• Oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.
A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.
Carga Horária: 400h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).
Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00
Matriz curricular
- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)
- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?
- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação
- Educação Inclusiva e Bases Neurológicas da Aprendizagem e Conhecendo o Público Alvo
Contexto histórico e social da deficiência. Trajetória da educação especial à educação inclusiva. Políticas públicas que marcam o processo inclusivo. As modalidades de atendimento aos alunos com necessidades especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo.. Saberes clínicos e pedagógicos: instrumentos e procedimentos avaliativos. A Deficiência . Avaliação das necessidades educativas especiais do aluno com deficiência.. Fazes da família ao ter um filho com deficiência. Educação inclusiva e legislação.
Breve histórico da Neurociência. A evolução do cérebro humano. Anatomia e fisiologia cerebral e sua relação com a aprendizagem. A constituição sistema nervoso. A filogênese e ontogênese do cérebro humano. Cérebro e comportamento. Fisiologia das emoções e implicações na aprendizagem. Alterações neurológicas. O desenvolvimento cognitivo
- Neurociência e aplicação no contexto pedagógico, Fundamentos da neurologia e da neurociência, Neurofisiologia do comportamento e das emoções e neuroplasticidade e desenvolvimento
Neurociências Cognitivas e Aprendizagem. Neurociência e Educação; Desenvolvimento do cérebro e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade neural e a aprendizagem; A funcionalidade neurológica e as implicações transtorno de aprendizagem decorrente; O sistema nervoso e suas relações com a aprendizagem.
Percepção visual, auditiva, tátil, proprioceptiva. Alterações da percepção. Integração atenção. Percepção – memória – ação – coordenação. Alterações da coordenação. Movimentos reflexos, automáticos e voluntários. Linguagem. Alterações da linguagem. Diagnóstico diferencial: afasia, disartria, apraxia da fala. Interações com o ambiente. Sequenciamento motor. Apraxias.
Emoções – inteligência emocional e desempenho pessoal e profissional Estudo das emoções e suas relações com o comportamento nos seres humanos. Análise de como o mecanismo de adaptação do cérebro frente a alterações (plasticidade cerebral) pode influenciar nos processos de aprendizado. Estudo de possíveis divergências e características do aprendizado na óptica da Neurociência.
Desenvolvimento neuropsicomotor. Neuroplasticidade, memória e atenção. Evolução da mente e origem da consciência .Interação entre emoção e razão Neuroplasticidade e aprendizagem motora
- Educação Inclusiva e Bases Neurológicas da Aprendizagem e Conhecendo o Público Alvo
Deficiências sensoriais: surdez, cegueira .Deficiências sensoriais: surdocegueira e deficiência múltipla .Transtorno do Espectro Autista
Deficiências: física e intelectual . Deficiência múltipla . Superdotação e Altas Habilidades .Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem
- Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.