Deficiência intelectual ou atraso cognitivo são os termos usados para definir pessoas que apresentam dificuldade para resolver problemas, compreender idéias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer as regras e realizar atividades do cotidiano como cuidados pessoais.
Seu principal sintoma é dificuldade de raciocínio e compreensão, e tudo isso é manifestado antes dos 18 anos de idade. Resumindo, é quando o indivíduo apresenta habilidades gerais e inteligência abaixo da média.
Dentro da sala de aula, é preciso que os professores estimulem os alunos com essa condição a desenvolver sua capacidade de argumentação, já que isso pode facilitar o processo de inclusão.
As causas da deficiência intelectual são inúmeras, pode ser genética (a mais comum), pode ter acontecido complicação perinatal, má formação fetal ou até problemas que a mãe possa ter enfrentado durante a gestação. Quadros de desnutrição severa e envenenamento por metais pesados durante a infância podem causar problemas no desenvolvimento intelectual da criança também.
Em estudo realizado pelo Instituto Inclusão Brasil estima-se que 87% das crianças brasileiras com Deficiência Intelectual podem apresentar resistência á aprendizagem escolar e no desenvolvimento de novas competências.
E para os educadores, a USCS tem um curso de Pós-Graduação em Educação Especial na área de Transtornos Globais do Desenvolvimento que é voltado para pessoas com deficiência intelectual. O curso visa qualificar os profissionais para uma atuação efetiva em relação ao trabalho educacional com os alunos com deficiência intelectual, propiciando a eles condições para o exercício pleno de sua cidadania, por meio de uma educação de qualidade, eliminando, sempre que possível, as barreiras atitudinais, arquitetônicas e pedagógicas.