Em muito se confundem as atuações dos profissionais de neuropsicologia e psicologia. Apesar de ambas as profissões levarem “psicologia” no nome, são diversas as diferenças no modo de conduzir o tratamento junto ao paciente. O neuropsicólogo tem como função auxiliar o indivíduo que apresente problemas de ordem cognitiva ou dificuldade de aprendizagem de forma direta e pontual. Já o psicólogo possui uma atuação mais terapêutica, sendo muito requisitado para tratar questões psicológicas, contando com um tratamento alongado.
Para compreender quais são as principais diferenças existentes entre o psicólogo e o neuropsicólogo, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Quais são as Etapas da Avaliação Neuropsicológica
- A História da Neuropsicologia
- Neuropsicologia: avanços, desafios e oportunidades da carreira
- Neuroeducação: Transformando o Ensino com Base na Ciência do Cérebro
- O Que Diz a Neurociência Sobre a Procrastinação Infantil nos Estudos
O que faz um psicólogo?
O profissional graduado em psicologia é o responsável por auxiliar o paciente em seu processo de autoconhecimento, tanto intra quanto interpessoal, seja atuando preventivamente ou sobre uma queixa específica de ordem psicológica, podendo esta ser ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras.
Por meio do acompanhamento psicológico, o psicólogo consegue fornecer uma intervenção ao paciente, podendo recorrer a diversas abordagens da psicologia para isso. Ao se debruçar sobre os estudos das reações emocionais e manifestações psíquicas, o profissional consegue exercer sua profissão, auxiliando o paciente durante todo o seu tratamento.
O que faz um neuropsicólogo?
O neuropsicólogo é o especialista em Neuropsicologia, possuidor de conhecimentos aprofundados em psicologia, sua área de graduação, e neurociência, sua especialização. É o responsável por estudar a relação entre o sistema nervoso e o comportamento humano, compreendendo como o cérebro exerce influência sobre as funções cognitivas, sejam elas a memória, concentração, raciocínio ou controle emocional.
Seu principal objetivo é promover uma investigação completa sobre o paciente, analisando e tratando todo e qualquer problema de ordem cognitiva. Por isso, tal profissional vem sendo muito requisitado em casos onde o paciente apresenta alguma disfunção neuropsicológica, podendo esta ser uma resposta a doença específica, como TDAH ou Alzheimer, ou trauma.
Ao concluir um diagnóstico baseado em evidências fornecidas por um relatório completo, o neuropsicólogo promove um tratamento eficaz para o paciente, podendo também auxiliar o indivíduo em seu processo de reabilitação com exercícios especializados para estimular suas funções cerebrais.
Qual é a principal diferença entre o psicólogo e o neuropsicólogo?
A principal diferença entre o psicólogo e o neuropsicólogo é que o neuropsicólogo possui especialização em Neuropsicologia. Assim, todo neuropsicólogo possui ensino superior em Psicologia, mas sua atuação se diferencia em alguns aspectos da atuação do psicólogo.
Enquanto o especialista em Neuropsicologia se destina ao tratamento de questões relacionadas ao comportamento cerebral e como estes impactam na vida do paciente, podendo desenvolver um plano de atendimento especializado com prazo determinado, o psicólogo se volta para questões mais generalistas, com um tratamento prolongado.
Outro grande diferencial entre as profissionalizações é que o neuropsicólogo, diferentemente do psicólogo, pode desenvolver laudos clínicos e prescrever tratamentos para o paciente, além de poder encaminhar o indivíduo para um tratamento mais completo junto de outros profissionais, tais como psiquiatras, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas e psicopedagogos.
O psicólogo tende a oferecer um atendimento onde o paciente traz para o consultório clínico suas questões do dia-a-dia, com a finalidade de se autoconhecer e tratar questões relacionadas a saúde mental. Deste modo, o profissional consegue oferecer aconselhamentos para que o paciente lide com tais questões cotidianas.
Se torne um Neuropsicólogo com a Pós USCS
Pensando em capacitar profissionais para se tornarem neuropsicólogos de sucesso, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul idealizou a Pós-graduação em Neuropsicologia. Com essa especialização, o profissional adquire treinamento específico em avaliação neuropsicológica, se qualificando para obter as competências necessárias para atuar em contextos clínicos especializados.
Na Pós USCS você encontra um corpo docente formado por mestres e doutores, todos especialistas em suas respectivas áreas, que irão fornecer aos alunos uma formação completa e sólida.
A Pós em Neuropsicologia tem duração de 18 meses e pode ser realizada presencialmente em São Caetano do Sul, com carga horária total de 360h, dividida em 120h de aulas online ao vivo e 240h de aulas presenciais.
Aproveite a oportunidade para expandir suas habilidades profissionais. A especialização em Neuropsicologia da Pós USCS é a escolha assertiva para aqueles que desejam promover a diferença na vida dos pacientes.
Receba um curso gratuito em Neuropsicologia!
Aproveite para conhecer a qualidade educacional oferecida pela Pós USCS e adquira o curso gratuito Neuropsicologia em Foco: O cérebro e a Psicopatologia. Ministrado pela professora da Pós-graduação em Neuropsicologia, Caroline Azevedo, em apenas quatro aulas exclusivas, inteiramente online e com certificado de conclusão, você vai desvendar as complexidades da mente humana, além de obter uma compreensão aprofundada sobre os mistérios que circundam as diferentes patologias. Não deixe de conferir!