A pós USCS está com uma nova especialização, trata-se da pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica que tem o objetivo de capacitar o psicopedagogo para atuar tanto no contexto institucional, preventivo e na clínica Psicopedagógica.
A pós-graduação da Pós USCS é um curso robusto que vai habilitar você para assessorar professores da rede pública e privada a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta e ajudando-os no processo de inclusão dos alunos com deficiência. Além disso, você será capaz de exercer uma Psicopedagogia Preventiva e realizar o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Uma vez que grande parte dos alunos é composto de adolescentes, faz sentido perguntar:
Qual a importância da Avaliação Psicopedagógica para os Adolescentes?
A psicopedagoga Juliana Aranha escreve que a avaliação psicopedagógica é importante nos casos em que o aluno apresenta dificuldade na aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. No entanto, “essa avaliação serve não apenas para identificar problemas, mas também para traçar as estratégias de intervenção com o aluno, além de orientar os pais e a escola”.
A psicopedagoga Daniela Jansen reconhece que existem poucas referências teóricas direcionadas ao trabalho com adolescentes no consultório. Ela aborda a adolescência em dois períodos. No período inicial (10 a 14 anos) as mudanças mais significativas são:
- Cerebrais: aceleração do desenvolvimento elétrico e fisiológico — o número de células cerebrais chegam a praticamente duplicar, nesse período.
- As redes neurais são radicalmente reorganizadas, o que causa grande impacto sobre a capacidade mental, física e emocional.
- O lobo frontal entra em pleno desenvolvimento e influencia totalmente as emoções , o raciocínio e as tomadas de decisões.
Na fase final da adolescência (14 aos 18 anos) há uma significativa ampliação das capacidades de pensamento analítico e reflexivo.
Para que você possa fazer uma boa avaliação psicopedagógica, vai precisar ter bom conhecimento dos diversos aspectos dessa fase da vida e iniciar a intervenção psicopedagógica realizando sondagens para verificar o nível que se encontra o adolescente. Muitos problemas apresentados provêm de falhas no processo de alfabetização que compromete o desempenho e avanços a longo prazo.
A avaliação psicopedagógica com adolescentes é importante porque, como é ressaltado no estudo sobre a avaliação psicopedagógica do adolescente, essa avaliação constitui uma contribuição à formulação e a implementação de políticas públicas que contemplem os adolescentes, de maneira adequada, em suas necessidades específicas, garantindo seus direitos e, fundamentalmente, sua participação na efetivação dessas políticas.
Faça sua pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica na Pós USCS
Seja um profissional mais completo com essa pós-graduação com o selo e a qualidade da Pós USCS. Confira todas as informações, faça a sua inscrição e seja bem-vindo à Pós USCS.