Em um mundo diverso, a acessibilidade arquitetônica é fundamental. O Design Inclusivo vai além das normas tradicionais, criando espaços que acolhem a todos. Descubra como o Design Inclusivo vai além das normas arquitetônicas, criando espaços universais e acessíveis para todos.
A importância do Design Inclusivo
O Design Inclusivo visa desenvolver produtos e serviços que atendam diversas necessidades que as pessoas com deficiência permanente ou temporária possam apresentar, fazendo que a experiência de utilização do produto ou serviço seja equivalente a de pessoas que não têm deficiência.
O Design Inclusivo é a chave para construir espaços que atendam a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas. É um compromisso com a igualdade e a dignidade.
Criando ambientes universais
O desenho universal parte do princípio de acesso universal, democratizando o espaço e equiparando as pessoas no que diz respeito à cidadania. Por ser pensado com essa proposta, fatores como estrutura corporal, idade ou mobilidade não afetam o uso dos produtos que seguem seus princípios.
A universalidade é o cerne do Design Inclusivo. Isso significa que os espaços devem ser projetados para serem utilizados por todas as pessoas, independentemente de suas limitações.
Design que supera as normas
São diversos os benefícios proporcionados pelo desenho universal, trazendo qualidade para a vida das pessoas.
Entre eles, é possível destacar a independência dos usuários, pois pessoas com diferentes habilidades podem realizar suas próprias atividades, além da diversidade nos espaços, uma vez que cada um apresenta características diferentes em relação ao outro, criando ambientes abrangentes e acessíveis.
O Design Inclusivo não se limita a cumprir as normas básicas de acessibilidade. Vai além, priorizando a experiência do usuário e o bem-estar de todos.
Hoje, existem leis e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garantem a construção acessível, mas na prática vemos que é o mínimo, você pode conhecer essas leis clicando aqui.
Tornando a diferença
O Design Inclusivo é uma abordagem que enriquece nossos ambientes e promove a inclusão de todos. Com o foco nas necessidades de cada indivíduo, estamos construindo um mundo melhor e mais igualitário.
Acessibilidade digital
Acessibilidade digital é a eliminação de barreiras na web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.
Além das adaptações físicas, o Design Inclusivo também abrange a acessibilidade digital, tornando a informação acessível a todos, independentemente das deficiências.
Design centrado no ser humano
O Design Inclusivo coloca as pessoas em primeiro lugar, criando espaços que não apenas atendem às suas necessidades, mas também as celebram.
O design centrado no ser humano é uma abordagem criativa para a solução de problemas, adaptando criações em torno das altamente pesquisadas necessidades do usuário final. O processo enfatiza a empatia construída entre os designers e os usuários para gerar ideias e protótipos para soluções inovadoras
Um futuro inclusivo
O Design Inclusivo é uma jornada contínua de aprendizado e adaptação. À medida que nossa compreensão cresce, nossos espaços se tornam mais inclusivos.
A Pós USCS, sempre comprometida em construir um futuro mais humano, próspero e igualitário, junto com um time de arquitetos renomados, desenvolveu a pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis, na qual o aluno pode elevar o seu conhecimento, posicionando-se para a construção de um futuro mais acessível para todo mundo.
O curso é inovador, indo além das normas e das leis, para transformar a experiência de mobilidade e qualidade de vida.
Você pode conhecer aqui a matriz e começar agora mesmo a fazer parte desse universo mais justo.