O Distúrbio Específico da Linguagem é caracterizado pelo comprometimento da capacidade de linguagem, podendo afetar uma ou mais áreas responsáveis pela comunicação, como a fonologia, o léxico e a sintaxe. O problema é mais comum em meninos do que em meninas, e atinge uma parcela de pouco mais de 6% da população mundial.
O Del pode se manifestar de diversas formas, e seu diagnóstico é concluído após a exclusão de outros possíveis fatores que podem acometer o desenvolvimento da linguagem. Portanto, é considerado um distúrbio específico de linguagem quando não há sintomas como alterações auditivas, lesão neurológica, alterações sensoriais, déficit intelectual, transtornos psiquiátricos, entre outros.
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O diagnóstico é feito por profissionais da Fonoaudiologia, Otorrinolaringologista e Neurologia. Somente com a avaliação desses três especialistas é possível concluir se o diagnóstico de Del é positivo ou não.
Geralmente, a criança que sofre com DEL não consegue desenvolver sua linguagem adequadamente, mesmo tendo todas as suas capacidades orgânicas e ambientais favoráveis. Portanto, encontra-se em dificuldade para desenvolver a linguagem de forma correspondente à sua faixa etária.
Ainda não se sabe a causa do desenvolvimento de quadros de DEL, mas há duas linhas estudadas pelos especialistas. Uma delas acredita que a criança tenha um comprometimento no processamento auditivo, o que implica em sua dificuldade na compreensão e na diferenciação de aspectos linguísticos. Já a segunda, acredita que o que acontece é que a criança sofre com um distúrbio que afeta a organização cerebral, prejudicando o processamento e a construção de informações linguísticas.
Características apresentadas por crianças com DEL
• Fala ininteligível.
• Fala atrasada das primeiras palavras.
• Aquisição lenta da linguagem.
• Dificuldade na construção de frases, mesmo aquelas mais simples.
• Alterações nos sons da fala que não são característicos de sua faixa etária.
• Frases organizadas de forma atípica.
• Dificuldade no uso de verbos, artigos e preposições.
• Vocabulário pobre ou extremamente reduzido, o que não condiz com sua faixa etária.
• Dificuldade para aprender a ler e escrever.
• Dificuldade em construir ideias para contar acontecimentos simples de seu dia.
A Pós USCS oferece o curso de pós-graduação em Linguagem, que tem como objetivo proporcionar conhecimentos, com competência ao fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral infantil, na aprendizagem e no domínio de leitura e escrita, bem como para atuar em equipes educacionais e equipes multidisciplinares.
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