Você já sabe que os colaboradores de uma empresa são cruciais para o sucesso do negócio. Gostamos de dizer que as pessoas são o principal ativo de qualquer organização. Existem até inúmeras frases inspiradoras sobre a importância das pessoas para o crescimento de uma empresa. Vamos relembrar algumas dessas máximas?
- “Sempre trate os seus empregados exatamente como você gostaria que eles tratassem os seus melhores clientes” — Stephen R. Covey.
- “As grandes coisas nos negócios nunca são feitas por uma pessoa só. Elas são feitas por um time” – Steve Jobs.
- “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos” — Michael Jordan.
- “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo” — Provérbio africano.
- “Seus principais clientes são os seus colaboradores. Olhe antes para os seus colegas de trabalho e depois para os seus consumidores” — Ian Hutchinson.
No entanto, tudo isso cai por terra se não houver diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Muitas empresas e instituições têm desperdiçado o potencial dos seus colaboradores ao não valorizarem a importância da diversidade e da inclusão para o bem estar de suas equipes de trabalho.
Engana-se quem pensa que investir em inclusão é apenas para o bem-estar do funcionário ou para satisfazer pressões sociais. Em um artigo, Thalita Gelenske Cunha, fundadora e CEO da Blend Edu, cita um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) que analisou 1700 empresas diferentes em 8 países, com diversos segmentos de negócios e tamanhos, e apontou que “empresas com equipes diversificadas garantem receita 19% maior, principalmente devido à inovação”.
O estudo mostrou como equipes com liderança diversificada impulsionam a inovação e como a inovação, por sua vez, também impulsiona a diversidade no ambiente profissional.
A principal conclusão dos pesquisadores foi que “as empresas que relataram diversidade acima da média em suas equipes de gestão também relataram receita de inovação 19 pontos percentuais maior do que a de empresas com diversidade de liderança abaixo da média – 45% da receita total contra apenas 26%. Ou seja, quase metade do faturamento das empresas com liderança mais diversificada vem de produtos e serviços lançados nos últimos três anos” — diz o estudo da Boston Consulting Group.
A força da diversidade e inclusão se vê claramente também no Will Bank. Um banco digital que valoriza a Diversidade e Inclusão focada em 3 pilares: Inclusão e Letramento, Desenvolvimento e Representatividade.
Segundo um artigo da Endeavor, o Will Bank foi criado em 2020 e hoje, 77% do time pertence a algum recorte de diversidade, segundo o censo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR), realizado no ano passado. Atualmente, o percentual de pessoas negras é de 43%, sendo 27% em cargos de liderança. As mulheres representam 51% e as pessoas de outros grupos minorizados representam 29% de toda a equipe.
Qual o impacto que esse investimento em diversidade e inclusão tem no resultado do negócio? Desde quando passou a implementar medidas mais efetivas para um ambiente mais diverso e inclusivo, o faturamento em 2022 foi de R$ 1,4 bilhão e o Will Bank está entre as cinco empresas de todo o portfólio da Endeavor Brasil com maior faturamento do ano.
É necessário observar que “a diversidade e inclusão também é um fator competitivo”. No final de 2021, o Will Bank captou R$ 250 milhões, em uma rodada liderada pela XP e pela Atmos Capital. Um dos fatores citados como decisivos para o aporte foi o trabalho com diversidade.
Afinal, cada vez mais existem investimentos que valorizam boas práticas, como responsabilidade ambiental, diversidade e inclusão social.
Quer saber mais sobre isso? Quer ser um profissional competente nessa área que só cresce em todo mundo? Venha conhecer a Pós-graduação em MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas da Pós USCS. Venha fazer parte da construção de um mundo melhor.