Ilza começou a amar a enfermagem por causa da sua mãe. A habilidade da dona Maria para dar injeção, aferir pressão ou fazer pequenos curativos era valorizada por toda vizinhança. Ilza não esquece das vezes que visitava a mãe no trabalho e ficava encantada ao vê-la com seu impecável uniforme branco atendendo as pessoas no hospital.
Quando Ilza terminou a faculdade de Enfermagem, o orgulho da mãe se via nos olhos e no sorriso de mãe coruja. Depois de 2 anos trabalhando num pequeno hospital privado no interior de Minas, Ilza passou num concurso público e se tornou enfermeira num dos maiores hospitais de Belo Horizonte.
Leia também:
Se você é uma enfermeira mulher, esposa, mãe e dona de casa, a USCS tem a PÓS EAD perfeita para você
O amor pela enfermagem não diminuiu, mas o baixo salário e as precárias condições de trabalho fizeram Ilza pensar em alternativas. O caminho surgiu quando ela viu o anúncio de uma Pós-graduação em Enfermagem Estética.
Ela descobriu que poderia prestar serviços de carboxiterapia,dermopigmentação, drenagem linfática, eletroterapia e eletrotermofototerapia, terapia combinada de ultrassom e microcorrentes, micropigmentação, ultrassom cavitacional, vacuoterapia.
Com a Pós em Enfermagem Estética ela teria muito mais autonomia e liberdade para trabalhar. Podendo atuar em hospitais, clínicas, SPAs, home care e, até mesmo, ter o seu próprio consultório.
É isso mesmo, como muitos enfermeiros, Ilza nunca havia pensado que poderia ser uma enfermeira com habilitação em estética e prestar serviço de responsabilidade técnica com autonomia, ser uma empreendedora.
Como disse o diretor-tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra, “podemos empreender e prestar serviços dentro de todas as nossas especialidades, de acordo com regulamentação própria, sem qualquer tipo de ingerência”.
Enfermagem Estética é a pós-graduação mais buscada na área de Estética
“Vitória do Cofen garante prática da Enfermagem Estética” — a manchete é de Fevereiro de 2020 e trazia a notícia de que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) havia vencido várias batalhas judiciais movidas por entidades médicas que haviam suspendido a resolução do Cofen que normatizava a atuação do Enfermeiro na área de Estética.
Na época, o presidente do Cofen, Manoel Neri, comemorou a vitória parcial com grandes expectativas de uma solução definitiva: “É uma grande vitória para a Enfermagem Estética, mas ainda não é definitiva. Apresentaremos recurso buscando restabelecer a integralidade dos procedimentos realizados por enfermeiros esteticistas”.
A solução definitiva veio e em Julho do ano seguinte o Cofen já estava capacitando novos conselheiros sobre Enfermagem em Estética com a missão de serem os interlocutores da Enfermagem estética em seus estados, reforçando o total apoio do Cofen aos conselhos regionais no fortalecimento desse campo tão importante da atuação da Enfermagem — explicou a atual presidente do Cofen, Betânia Santos.
Após muitas batalhas judiciais contra entidades médicas que não queriam permitir que enfermeiros exercessem essa atividade, os enfermeiros de todo país conquistaram o direito de atuarem na área de Estética — algo que já é realidade em vários países do mundo
Emília Pimentel, presidente do Coren-AP, destacou a importância dessa conquista para os enfermeiros e falou da necessidade de divulgar a prática da enfermagem estética.
“A oficina é um grande passo para a Enfermagem estética, a criação dos grupos de trabalho e das câmaras técnicas vai contribuir disseminar e uniformizar o conhecimento dos procedimentos que estão permitidos na atuação do enfermeiro”.
Enfermagem Estética é na USCS
Se você também quer dar um novo rumo à sua carreira na Enfermagem, escolha a Pós em Enfermagem Estética da USCS.
São 200h de aulas ao vivo + 160h presenciais. As aulas são aos sábados e domingos. Assim, você consegue fazer a Pós enquanto continua com seu trabalho. É um esforço que vale a pena.