Para você que quer entender mais sobre eles e conhecer os seus benefícios para a saúde, fique ligado neste artigo.
Porém, antes de começarmos a falar sobre eles, você sabe qual é a diferença entre alimento e nutriente?
Os alimentos, são produtos de composição complexa em estado natural que são consumidos pelo ser humano para satisfazer às suas necessidades nutritivas e saciar as sensações sensoriais.
Já os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que o organismo utiliza, transforma e incorpora a seus próprios tecidos para cumprir três finalidades básicas:
- fornecer energia;
- prover materiais necessários para a formação das estruturas corporais;
- suprir as substâncias necessárias para regular o metabolismo.
Existe um grupo alimentar do qual conseguimos tirar uma boa parte dos bioativos e nutrientes que a gente utiliza, e que pode trazer benefícios para a saúde.
Veja também:
Mas, o que são os bioativos?
Os bioativos são compostos que proporcionam benefícios para a saúde e que estão presentes em fontes alimentares, seja de origem natural ou sintética, sem finalidade medicamentosa terapêutica.
Além de contribuir para a prevenção de doenças crônicas, os bioativos contribuem para a prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose, entre outros problemas de saúde.
Existem mais de dez mil componentes bioativos identificados na literatura científica, entre eles: derivados isoprenoides, compostos fenólicos e ácidos graxos, os quais podem ou não beneficiar a saúde.
Compostos bioativos nos alimentos
Há diversos compostos bioativos, e cada composto está presente em alguns alimentos. Veja alguns deles:
Flavonoides
Esse composto contribui para a prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares, além de ter ação anti-inflamatória e antioxidante. Os alimentos que têm esse composto são: tomate, pimentão, castanha, uva, entre outros.
Glucano
Ele contribui para as atividades metabólicas e auxilia no controle da hipertensão e da obesidade. Você encontra esse composto em cogumelos, cevada, aveia e cereais.
Ômega 3
Ele ajuda a diminuir a inflamação, contribui com a prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a combater a depressão, evita coágulos, ajuda a controlar a glicemia, entre outros benefícios. Os alimentos nos quais você pode encontrar o ômega 3 são: óleo de linhaça, chia e nozes,
Probióticos
Eles ajudam a controlar a microbiota intestinal, fortalecem as atividades gastrointestinais e combatem organismos que causam doenças. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurte, kombucha, alimentos fermentados à base de soja, entre outros.
O que são nutracêuticos
Nutracêuticos são suplementos alimentares que contêm a forma concentrada de um composto bioativo e cujo objetivo é trazer benefícios para a saúde, além do valor nutricional tradicional.
Os nutracêuticos são apresentados em sachês, cápsulas e na forma líquida.
Veja também:
O que são nutricosméticos
São substâncias que atuam no organismo e têm como objetivo estimular a produção de colágeno, elastina e componentes para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.
Diferença entre nutracêuticos e nutricosméticos
O nutracêutico tem como finalidade reduzir doenças por meio de bioativos de várias classes. Já o nutricosmético é voltado apenas para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.
Quer entender com mais detalhes sobre esse tema, confira o vídeo abaixo:
A palestra fala sobre o papel dos bioativos presentes em alimentos na saúde, as principais classes e propriedades biológicas, e o papel dos nutracêuticos na prevenção de doenças.