Essa especialidade da fisioterapia é direcionada para os atletas, já que os programas de exercícios são dinâmicos e pensados para as pessoas que praticam esportes. As técnicas usadas podem ajudar na reabilitação, prevenção e reversão dos efeitos da inatividade, ajudando o atleta a voltar ao seu nível de competição.
Os esportistas precisam de uma atenção maior após uma lesão, e a fisioterapia esportiva garante uma melhora do condicionamento físico e auxilia diretamente no tratamento certo para a reabilitação do paciente, de acordo com suas necessidades individuais.
VEJA TAMBÉM:
Fisioterapia preventiva: essencial para os atletas evitarem lesões
Dores na coluna e a fisioterapia como aliada
Fisioterapia x Terapia ocupacional
Fisioterapia pélvica e a melhora da vida sexual
O atleta e a fisioterapia
Durante as sessões, o atleta irá perceber mudanças significativas em sua força muscular, flexibilidade, resistência, potência e equilíbrio. Após o início do tratamento, o paciente passará por avaliações de seu quadro clínico, que são essenciais para determinar o tempo em que será preciso trabalhar a sua reabilitação.
Lesões comuns
As lesões mais comuns no mundo esportivo são tendinites, bolhas, calos, cortes, lesões de ligamento, contusões, entorses, luxações, distensões e fraturas, entre outras. A fisioterapia desportiva é o método mais adequado para auxiliar na recuperação, já que seus resultados são extremamente positivos e tornam a pessoa apta novamente para a prática esportiva.
Como funciona a fisioterapia desportiva
Cada atleta e lesão são tratados de maneira individual, por isso é preciso uma avaliação do caso para definir quais equipamentos e exercícios serão mais eficazes no tratamento. Em muitos casos é preciso um trabalho multidisciplinar, já que o tratamento por meio da fisioterapia está aliado também aos hábitos pessoais. Em muitos casos, é necessário um acompanhamento nutricional ou até o uso de medicamentos.
A fisioterapia esportiva é eficiente no tratamento de quais tipos de lesões?
A fisioterapia desportiva conta com programas de tratamento exclusivo para as seguintes lesões:
• entorse nos tendões;
• espasmo muscular;
• distensão muscular glútea;
• lesões musculares;
• luxações no ombro; e
• ruptura no tendão de Aquiles.
Conheça a nossa Pós-Graduação em Reabilitação e Exercício físico: https://bit.ly/2Y7i3r7