“Todo mundo devia fazer terapia” — você já deve ter ouvido essa frase. Se há algum exagero na afirmação, há também boas razões para qualquer pessoa agendar uma conversa com um terapeuta. Foi o maior acesso das pessoas aos psicólogos que popularizou algumas das diversas abordagens da psicologia, que passaram a ser percebidas como ferramentas para um número cada vez maior de pessoas tratarem problemas ou buscarem objetivos específicos.
As abordagens da Psicologia podem ser mais ou menos adequadas ao tipo de pessoa ou tipo de problema que ela quer tratar.
Pessoas com problemas crônicos de personalidade ou que buscam conhecer suas camadas mais profundas podem se dar muito bem com a Psicanálise. Quem busca um autoconhecimento profundo, mas quer ter um contato mais direto com o terapeuta, pode escolher a terapia junguiana.
Outra abordagem clássica, a psicologia Lacaniana, é mais adequada para quem está disposto a uma terapia de longa duração para acessar suas camadas mais profundas em busca de autoconhecimento.
Leia também:
Vestibulandos e concurseiros querendo dar um upgrade no cérebro, ou pessoas que têm lesões ou outros danos cerebrais, podem se beneficiar muito da Psicologia Cognitivo-Construtivista — uma abordagem que avalia o papel do sistema nervoso central em problemas que são, aparentemente, apenas psicológicos.
Aqueles com ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química ou problemas de aprendizagem, deveriam escolher a abordagem Analítico-Comportamental, uma psicologia que trabalha com reforços positivos para mudar os comportamentos que atrapalham a vida.
Se você quer tratar de questões mais pontuais ou superar aquela sensação de “eu não faço nada direito”, a abordagem Cognitivo-Comportamental vai mostrar pra você que é possível melhorar com muito treino e pensamentos funcionais.
E para você que quer conhecer um pouco da nossa pós-graduação em psicologia positiva e inteligência emocional, confira o vídeo abaixo:
E a Gestalt-terapia, o que é e para quem é indicada?
A psicóloga Thaiana Brotto, especialista em Terapia Comportamental e em Neurociência, diz que a Gestalt-terapia é um modelo de tratamento humanístico e experimental desenvolvido nos anos 1940 “centrado na ideia de que tudo que nos rodeia e faz parte do ambiente em que vivemos está ligado ao modo como enxergamos o mundo, como nos posicionamos frente aos desafios e como vemos a nós mesmos”.
A abordagem Gestalt considera que nenhuma pessoa pode ser puramente objetiva em suas falas e nas tentativas de demonstrar o que sente sem que o contexto seja ilustrado. A premissa básica dessa abordagem psicológica, diz Dra. Brotto, é que “sem entender profundamente todas as partes que formam um indivíduo é impossível compreendê-lo em sua plenitude”.
A reportagem da revista Exame sobre o tipos de terapias — e que serviu de consulta para este artigo — indica que os maiores beneficiados com essa abordagem é aquele indivíduo que quer superar a sensação de estagnação ou tédio.
A realidade pode ser complexa e cruel, mas, através da abordagem Gestalt, o terapeuta pode ajudar seu paciente a desenvolver a consciência do presente e da realidade do momento – e por isso também é conhecida como a “terapia do agora”, observa a psicóloga Thaiana F. Brotto
Pós-graduação da USCS na área de Psicologia
A Pós USCS tem várias opções de especializações na área de Psicologia. Além de oferecer conhecimento altamente especializado em pós-graduações presenciais ou a distância reconhecidas pelo mercado, nossos cursos têm o diferencial de estarem conectados à realidade da comunidade.
Com uma Pós USCS na área de Psicologia, você estará habilitado para aplicar esses conhecimentos de várias maneiras. Por exemplo:
- Trabalhando com a população LGBTQI+
- Trabalho com grupos
- Terapia em casal e Família
- Terapia Infantil
Além de professores reconhecidos em suas áreas, você terá várias oportunidades de exercitar seus aprendizados, inclusive em nossos Workshops Vivenciais: Dialogando com órgãos e Trabalhando com a criança interior.
Acesse o nosso site e venha fazer sua especialização em Psicologia na USCS.
Acesse também nosso canal no youtube e confira alguns conteúdos que temos exclusivos de cursos na área da psicologia: