Guia Completo de Palpação Obstétrica para Enfermeiros

Guia Completo de Palpação Obstétrica para Enfermeiros

image

A palpação obstétrica trata-se de uma técnica extremamente necessária para área da enfermagem em obstetrícia pois, somente por meio dessa técnica, é possível desenvolver uma avaliação completa sobre o bem-estar fetal durante o pré-natal, no período gravídico. 
 
Se você é graduado em Enfermagem e está buscando compreender melhor as técnicas de palpação obstétrica, continue a leitura para saber mais! 
 
LEIA TAMBÉM:

O que é palpação obstétrica?

As Manobras de Leopold, conhecidas popularmente como manobras de palpação obstétrica, são utilizadas pelo profissional de enfermagem para avaliar a situação do feto dentro do útero materno, podendo avaliar desde a apresentação do mesmo se é cefálico ou pélvico, sua altura e se está insinuado ou fora da pelve materna, bem como avaliar a quantidade de líquido amniótico presente dentro do útero. Normalmente, esse procedimento é feito anteriormente a ausculta fetal.
 
A palpação obstétrica passa a ser facilitada a partir do terceiro trimestre da gestação. É de extrema importância que o enfermeiro saiba o que está procurando no útero materno no momento em que for realizar o procedimento.
 

Qual é a sequência da palpação obstétrica?

Na palpação obstétrica o enfermeiro deve seguir a seguinte sequência:
 
1. Primeiro Tempo da Palpação Obstétrica:
Para delimitar o fundo do útero, utilize a borda cubital de ambas as mãos.

Reconheça a parte fetal que ocupa a região. Pode ser:

- Cabeça do feto: Sua palpação possui um volume delimitado e firme. Caso seja a parte fetal presente no fundo uterino, trata-se de um bebê pélvico.
- Nádegas: Sua palpação possui um volume maior e mais mole, sendo comum sentir os pés em proximidade. Caso seja a parte fetal presente no fundo uterino, trata-se de um bebê cefálico.
- Caso não contenha partes fetais, trata-se de um bebê transverso.
 
2. Segundo Tempo da Palpação Obstétrica:
Com uma das mãos em apoio a uma das paredes uterinas, deslize a mão que está na região do fundo uterino até o colo inferior do útero e sinta o torso ao lado, no local que estiver firme e contínuo, estando as partes do feto no lado oposto. 
Faça o mesmo procedimento com a outra mão e compare ambas as percepções.
 
3. Terceiro Tempo da Palpação Obstétrica:
Para sentir a quantidade de líquido amniótico, bem como a tensão do abdome e bolsões de líquido, prenda o polo cefálico ou pélvico entre o polegar e o dedo indicador e faça movimentos de lateralidade, comparando com o polo do fundo uterino.
 
4. Quarto Tempo da Palpação Obstétrica:
Coloque as mãos sobre as fossas ilíacas e deslize-as em direção à escava pélvica, abarcando o polo fetal em que se apresenta, para determinar a situação do feto.
Em casos de bebês insinuados, as mãos não se encontram.
Em casos de bebês que estão fora da pelve, altos, as mãos tendem a se encontrar.
Realize essa palpação de maneira delicada pois a região tende a ser mais sensível.
 
Fonte: Site Gov.br


Posso realizar a palpação obstétrica?

Enfermeiros especializados em obstetrícia possuem capacidade de realizar as Manobras de Leopold, bem como orientar mães, pais e demais membros da família a sentir o feto para desenvolverem um melhor acompanhamento fetal, melhorando assim o atendimento clínico especializado.
 
Na Pós USCS você conta com uma especialização ideal para atender às necessidades da área de obstetrícia. Com um corpo docente de renome na área da enfermagem obstétrica, você encontrará o auxílio que precisa para se posicionar no mercado de trabalho da melhor maneira.
 

Conheça a Pós em Enfermagem Obstétrica da USCS

O curso de especialização da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Pós USCS é destinada para você, profissional da área de Enfermagem, que está querendo melhorar suas práticas em palpação obstétrica. 
 
A Pós USCS tem os profissionais mais capacitados na área compondo o corpo docente, prontos para, com abordagem teórica e prática, te auxiliar a adentrar no mercado da obstetrícia.
 
A Pós em Enfermagem Obstétrica atende a resolução da COFEN n.º516/2016 e é presencial em São Caetano do Sul, São Paulo ou Rio de Janeiro e tem duração de 22 meses. A carga horária total do curso é de 520 horas, sendo dividida em 100h de aulas online ao vivo, 220h de aulas teóricas presenciais e 200h de estágio supervisionado.
 
Veja alguns destaques da nossa matriz curricular:
  • Introdução à Enfermagem Obstétrica;
  • Gerencia de Enfermagem Obstétrica;
  • Prática Baseada em Evidências;
  • Assistência de Enfermagem Obstétrica;
  • Assistência de Enfermagem Obstétrica nas Urgências e Emergências;
  • E muito mais…
Venha se tornar o profissional que você sonha em ser, vem para a USCS!
 
Aqui na Pós USCS levamos o ensino a sério. Para você ter um gostinho da nossa qualidade educacional, tenha acesso imediato a um e-book gratuito e exclusivo sobre ‘Enfermagem em Urgências e Emergências Gineco-Obstétrica’.

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699