
A educação inclusiva surge como uma solução para eliminar a divisão entre escola regular e escola especial, ao aderir um método universalista de educar e incluir na escola regular, possibilitando a convivência e integração social entre todos os alunos, favorecendo a diversidade.
O principal objetivo da inclusão escolar é assegurar a todos os cidadãos o acesso à educação, respeitando suas diferenças e particularidades, como proposto pela Constituição brasileira de 1988, onde menciona a obrigatoriedade do Estado para com a educação, reforçando às instituições de ensino a obrigatoriedade de inclusão com todos, independente de sua raça, etnia, credo, gênero, condição social, dentre outras.
Para entender melhor o que é inclusão escolar e como o psicopedagogo pode auxiliar nesta modalidade de ensino, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- O que faz um psicopedagogo e onde ele pode atuar?
- Mercado de trabalho para psicopedagogos: Oportunidades e desafios
- Pós-graduação em Psicopedagogia: Como é o curso e qual a remuneração da área?
- A importância da Psicopedagogia na identificação e intervenção de dificuldades de aprendizagem
- Como implementar a Educação Socioemocional nas escolas: Saiba estratégias práticas
O que é a inclusão escolar e por que é importante?
A inclusão escolar está diretamente relacionada ao acesso e permanência dos indivíduos em escolas, independente de suas condições física e intelectual, ou possíveis necessidades especiais que possam requerer.
Desta forma, a inclusão escolar se caracteriza enquanto um método educacional para tornar a educação mais inclusiva e acessível, considerando, principalmente, alunos com deficiências físicas ou motoras, altas habilidades, déficits cognitivos, transtornos de aprendizagem, dentre outras condições, além de também considerar as condições sociais, emocionais e psíquicas dos estudantes.
A inclusão escolar é importante pois consegue assegurar, na instituição de ensino, a realização de adaptações no currículo escolar, nas metodologias de ensino e nos recursos educativos para que, deste modo, todos os alunos tenham suas necessidades atendidas, de forma igualitária.
Qual é o papel do psicopedagogo na inclusão de alunos com necessidades específicas?
O psicopedagogo é o profissional responsável por conduzir o processo de identificação de barreiras e transtornos que possam impedir o desenvolvimento cognitivo e emocional pleno do aluno, podendo este especialista atuar em instituições de ensino públicas e privadas.
Além disso, em ambiente escolar, o psicopedagogo possui o importante papel de atuar na valorização da diversidade, possibilitando o acesso igualitário ao ensino, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a oportunidades de aprendizado. O psicopedagogo também pode atuar auxiliando no processo de adaptação do ensino para que as necessidades individuais de cada aluno sejam atendidas, bem como pode desempenhar um trabalho colaborativo com outros educadores para proporcionar o suporte adequado ao estudante.
Entenda mais sobre o papel do psicopedagogo nas escolas
Entenda mais sobre o papel do psicopedagogo nas escolas
Quais são os desafios enfrentados pela escola e pelos profissionais na implementação da inclusão escolar?
Por envolver questões que podem ser difíceis de serem implementadas, como por exemplo a adaptação de práticas pedagógicas, estratégias de ensino adequadas, materiais didáticos e ambientes escolares voltados para atender às necessidades individuais de cada estudante, a educação inclusiva encontra diversos desafios. Além disso, este método ainda está em fase de implementação no país, por isso, os desafios tendem a ser maiores ainda.
Um dos principais desafios enfrentados é a falta de preparo e capacitação de profissionais para lidarem com alunos que requerem demandas especiais, como no caso do baixo número de profissionais da educação habilitados para atuar com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Outro grande desafio é a falta de recurso enfrentada pelas escolas brasileiras, em especial as públicas, que contam com pouca - ou nenhuma - verba para realizar as adaptações necessárias ou, até mesmo, comprar os equipamentos necessários para atender a alunos com necessidades específicas.
Na Pós USCS você se capacita para se tornar um psicopedagogo de sucesso
Se você está buscando uma especialização que irá te transformar em um profissional de excelência, a Pós-graduação EAD em Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS é a escolha ideal para você. Este curso oferece uma formação sólida e completa, preparando os profissionais para atuarem em um mercado que está em constante expansão e que demanda por especialistas.
A pós em Psicopedagogia dura entre 12 e 18 meses e atende a modalidade inteiramente à distância/online, com carga horária total de 600h, sendo 500h de conteúdo teórico sólido e aprofundado + 100h de estágio.
O grande diferencial da Pós graduação em Psicopedagogia da USCS são as 100h de estágio supervisionado, visando que o aluno tenha um bom aproveitamento do curso para receber seu diploma. Caso o estudante seja atuante da área e esteja apenas desejando uma complementação e atualização em seu aprendizado, é possível anexar declarações de atendimento para a verificação do setor acadêmico e, caso aceito, o aluno se isentará do estágio.
Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento e expandir suas habilidades profissionais.