Inovação e excelência: O papel de Leandro Prearo na evolução da pesquisa clínica da USCS

Inovação e excelência: O papel de Leandro Prearo na evolução da pesquisa clínica da USCS

image


No dia 19 de março, o professor e reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo, participou do podcast ‘Política em Cena’, do Diário do Grande ABC, para contar sobre a atuação e importância da USCS para a cidade de São Caetano do Sul.
 
Neste podcast, o reitor pontua a importância de oferecer um ensino na USCS voltado para prática aplicável no bem-estar e no cotidiano da cidade do ABC paulista. Além disso, reforça como a área da saúde é forte na universidade, responsável por fornecer um referencial teórico e prático sólido para a área da pesquisa clínica - setor de extrema importância durante o período pandêmico da Covid-19, com sua participação influente nos estudos de desenvolvimento para as vacinas CoronaVac e Janssen.
 
Continue a leitura para saber mais sobre o desenvolvimento de pesquisa clínica na USCS!
 

Fortalecimento da pesquisa clínica na USCS sob a liderança de Leandro Prearo

Desde o início do mandato de Leandro Prearo, em junho de 2020, na reitoria da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o professor reforça a importância da pesquisa clínica e de se investir nessa área, marcando sua gestão com iniciativas que ampliam a atuação da universidade nessa área, além de reforçar, constantemente, seu compromisso em investir em inovações em prol da saúde pública.
 
Na USCS, o setor de pesquisa clínica ganhou maior relevância e destaque durante a pandemia de Covid-19, onde a instituição cedeu seu espaço, ainda em 2020, para ser um dos 12 centros de pesquisa do Brasil a realizar a fase 3 do ensaio clínico da vacina CoronaVac, desenvolvida pela indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.
 

Participação da USCS em estudos de vacinas durante a pandemia de COVID-19

No período pandêmico, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul teve um papel fundamental nos estudos das vacinas contra o coronavírus, sendo a universidade um dos locais onde as primeiras doses destes imunizantes foram aplicadas na cidade de São Caetano do Sul, 
 
Após servir como centro clínico, a USCS passou a investir em pesquisas clínicas, voltando sua atuação, também, para o desenvolvimento de outras medicinas, como por exemplo o teste de fármacos voltados para doenças como pneumonia, vírus da imunodeficiência humana (HIV), tuberculose e diabetes. Em parceria com a prefeitura da cidade, a universidade passou a se inserir no campo, atuando, também, em comunhão com o Hospital de São Caetano, onde possui uma área exclusiva destinada ao estudo.
 

Expansão das pesquisas para outras doenças e parcerias estratégicas

Além do papel fundamental desempenhado nas pesquisas clínicas das vacinas voltadas para a prevenção do Coronavírus, a USCS também se insere em um contexto clínico mais amplo, atuando no desenvolvimento e no teste de outros fármacos.
 
Essa atuação só se torna possível em razão da parceria estratégica da universidade, guiada pelo reitor Leandro Prearo, com a prefeitura, gerida por Tite Campanella (PL). Tal parceria também fortalece a principal proposta da construção da Escola de Formação Tecnológica, onde irá priorizar a união entre Saúde e Educação, bem como auxilia no desenvolvimento de uma formação dos alunos por meio da atividade prática, onde Prearo citou no referido podcast o exemplo do Hospital Veterinário, onde os estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul participam de aproximadamente 30 mil consultas por semestre.
 

Novas infraestruturas e projetos para impulsionar a pesquisa e a inovação

Ainda sob a gestão de Leandro Prearo, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul conseguiu desenvolver uma nova sede para o Centro de Pesquisa Clínica, incluindo uma infraestrutura atualizada e moderna, equipada com laboratórios e consultórios médicos completos, além de, também, implementar o Centro de Inovação e de expandir o campus em Itapetininga (SP), onde o curso de medicina é lecionado.
 
Outra grande novidade mencionada por Prearo no podcast do Diário do Grande ABC, foi a entrega da nova Academia-Escola no dia 21 de março deste ano. Além de também, colaborar para que a instituição de educação retorne ao projeto ‘Desafio de Redação do Diário’, que chega a sua 19ª edição, descrevendo esse retorno como um dos projetos de “maior incentivo à escrita e ao pensamento crítico do mundo”, onde coloca que em cada edição, são selecionadas mais de 100 mil redações.
 

Conheça a Universidade Municipal de São Caetano do Sul

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul, popularmente conhecida como “USCS”, atende não somente a cidade de São Caetano do Sul, onde teve seu início educacional, como o Brasil todo, com instituições nas maiores cidades do país.
 
Fundada em 1º de agosto de 1968, sob o nome institucional de “Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais”, atualmente possui 7 polos com infraestrutura moderna e uma oferta ampla de cursos superiores, incluindo graduações, pós-graduações, MBAs e cursos de extensão em diversas áreas do saber.
 
Nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e MBA, a universidade totaliza mais de 250 especializações, abrangendo as modalidades presencial, semipresencial, à distância (EAD) e online/ao vivo, sendo responsáveis pela formação de mais de 23 mil profissionais ao longo dos anos, bem como pelo engajamento da comunidade através de clínicas-escola e centros de serviço nas áreas de saúde, direito e psicologia.
 
(11) 2714-5699