No mundo da nutrição, há uma série de metodologias e técnicas voltadas para uma infinidade de objetivos. As pessoas procuram um nutricionista para conquistar o corpo perfeito ou para amenizar um problema de saúde. Diante de um cenário com uma diversidade de métodos, a nutrição comportamental vem ganhando um espaço cada vez mais sólido, já que se baseia em equilíbrio da saúde, e não só no emagrecimento.
Nutrição comportamental
Primeiro, precisamos explicar o que é, de fato, a nutrição comportamental. Esse campo de estudo trabalha os aspectos fisiológicos e emocionais da alimentação, ou seja, procura estudar a nossa relação com a nutrição. Por meio da avaliação do paciente, o nutricionista consegue estudar o que leva esse paciente a comer, como ele se relaciona com isso.
A nutrição comportamental trata da alimentação de forma mais profunda e abrangente, sem ter o foco em objetivos estéticos, mas na restauração da qualidade de vida.
VEJA TAMBÉM:
Nutricionista pode solicitar exames laboratoriais?
A obesidade infantil: número de casos está crescendo no mundo e preocupa autoridades
Combate ao açúcar precisa ir além da assinatura de um acordo
Ministério da Saúde cria guia alimentar para crianças de até dois anos
Embora as pessoas que têm transtornos alimentares sejam um importante público-alvo da nutrição comportamental, não são o único. As sessões são diferentes das consultas habituais e podem ser descritas como se fossem uma terapia mesmo. O paciente pode tratar uma série de questões com o nutricionista, como:
• reeducação alimentar;
• medos;
• quadros de ansiedade relacionados à alimentação;
• traumas.
O foco é tratar comportamentos disfuncionais, por isso, o nutricionista não prescreve dietas. O foco é reorganizar e planejar uma alimentação adequada, que supra as necessidades do paciente e ainda seja eficiente no tratamento do problema principal.
O paciente poderá ter uma equipe multidisciplinar, incluindo endocrinologista e psicólogo, que também acompanharão o seu processo. O nutricionista, porém, é a peça-chave para o tratamento.
Conheça o curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Aplicada em Consultório e Ambulatório: https://bit.ly/2xn38AT