Sabemos que é através de uma boa liderança que as empresas conseguem alcançar resultados surpreendentes. Contudo, os desafios para o gestor são infinitos, e mudam drasticamente a cada geração, em decorrência dos avanços tecnológicos, das exigências de mercado etc.
Liderar em meio à quarta revolução industrial impõe muitos desafios ao gestor. É preciso pensar e analisar para além de ferramentas tecnológicas. O líder precisa passar por uma mudança profunda de mentalidade e pelo aperfeiçoamento de habilidades e técnicas. Além disso, precisa focar suas forças em prol de uma equipe qualificada e eficiente.
VEJA TAMBÉM:
Comportamento organizacional: é preciso atenção quanto ao clima entre os colaboradores
Jovens enxergam os gestores como fonte de inspiração
A inteligência emocional é um ponto a ser aperfeiçoado pelos líderes
A neuroliderança pode ser o que a sua empresa precisa para alavancar os negócios
Desafios
Dentro do mundo corporativo, o gestor precisa entender seu trabalho sob vários aspectos e, a partir disso, aplicar as suas habilidades levando em conta pontos como:
• divergências comportamentais;
• pressão mercadológica;
• volume de informações;
• aspectos pessoais de cada integrante da sua equipe.
Como desenvolver essa liderança?
O primeiro passo para se tornar um bom líder no cenário atual é ter consciência de sua responsabilidade. Você está ali cumprindo um grande papel de condução em um ou mais projetos, e a sua equipe precisa confiar em você. Por isso, é preciso desenvolver uma relação transparente e confiável com todos aqueles que dividem o trabalho no dia a dia. Além disso, não se esqueça de motivá-los para que busquem o melhor, não só no contexto profissional, mas em aspectos da vida como saúde física e mental, mostrando a todos a importância de se manter atualizado sobre as mudanças no mercado.
Ter empatia no ambiente corporativo é essencial para cultivar bons relacionamentos. O líder precisa entender os seus colaboradores. Colocar-se no lugar das pessoas e entender suas angústias, necessidades e interesses é uma forma de estreitar as relações e manter-se próximo da equipe.
Uma boa gestão é aquela que descentraliza o poder, que confia nos funcionários, que sabe do potencial de cada um. Por isso, dê mais autonomia para os seus colaboradores. Isso demonstra confiança e segurança.
Parte desse processo está completamente ligada à comunicação. Portanto, engaje-se nesse aspecto e cultive uma ótima comunicação. Trata-se de um trabalho de prevenção de erros e conflitos, entre outros problemas.
Pontos que precisam ser imediatamente mudados
• Seja um exemplo para os seus funcionários. Lembre-se de que suas atitudes refletirão em sua equipe.
• Abrace os valores da sua empresa.
• Ouça os seus superiores.
• Atue com muita dedicação junto à equipe.
• Comprometa-se com os resultados.
• Desenvolva novas habilidades, invista no seu conhecimento pessoal e profissional. Tudo que for ajudar você a se desenvolver no sentido acadêmico é válido.
• Liderar pode ser uma grande habilidade, porém, é uma aptidão que precisa ser lapidada constantemente.
Especialização para líderes
A Pós USCS oferece o curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, que tem como objetivo fornecer um conjunto de conhecimentos que capacite os participantes a planejar e a implementar, de forma eficiente e ética, as políticas e as práticas voltadas à gestão de pessoas, buscando rentabilidade para o negócio e satisfação para as pessoas.
Saiba mais sobre o curso: https://bit.ly/2XGtXuk