O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TDAH

O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TDAH

image


O processo de aprendizagem já é complexo por si só; quando falamos de alunos com necessidades especiais, aprender pode gerar ainda mais desafios.
 

Pessoas que sofrem com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm particularidades que precisam ser compreendidas e respeitadas. Entre suas características estão desatenção, hiperatividade, impulsividade e inquietude motora. Mas, o que pode ser feito dentro de sala de aula para melhorar a absorção do conteúdo por parte desses alunos?

VEJA TAMBÉM:

Desvalorização salarial é uma das mais graves dificuldades dos professores

A psicopedagogia é uma área em ascensão entre os educadores

Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

Habilidades cognitivas e o aprendizado remoto

Dentro da sala de aula, o professor desempenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento da criança, ajudando no processo de aquisição de conhecimento. Porém, para lidar de forma eficiente com os alunos com necessidades especiais, é preciso que os educadores tenham um embasamento científico e teórico para lidar melhor com os desafios dentro do ambiente escolar. Nesse sentido, a psicopedagogia proporciona ao profissional esse aprofundamento e entendimento dos processos de aprendizagem.
 

Como educador, é importante manter-se sempre atualizado sobre as evoluções no meio educacional. O aprendizado é um campo de estudo que está em plena ascensão e transformação. Cientistas descobrem o tempo inteiro novas metodologias e tendências nesse campo.
 

TDAH
 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode ser identificado em pessoas de qualquer faixa etária, apesar de a maioria dos diagnósticos ocorrer na infância. Havia indícios de que os meninos eram mais propensos a esse tipo de transtorno, porém, já existem estudos que indicam que isso não é uma verdade absoluta. O que acontece, muitas vezes, é que as meninas apresentem a desatenção como principal sinal, e os sintomas de conduta se manifestam de forma mais sútil.
 

Por ser um transtorno mais comum de ser diagnosticado na infância e na adolescência, os educadores devem ficar atentos ao comportamento dos alunos diante dos conteúdos e ao seu convívio em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil perceber possíveis problemas e alertar os pais.
 

Quanto mais cedo o diagnóstico, menos prejuízo o aluno terá em relação aos estudos. O tratamento de alunos com TDAH é feito por meio de uma equipe interdisciplinar e de intervenções nos atrasos de desenvolvimento.
 

Psicopedagogia
 

A Psicopedagogia tem como objetivo geral um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra no processo de ensino-aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como na possibilidade de sua superação por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.
 

Conheça a Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS: https://bit.ly/3eYaKtR


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699