A palavra Compliance vem do verbo em inglês “to comply” e significa “agir de acordo com uma ordem”, de forma adequada a um conjunto de regras. No ambiente corporativo, compliance está relacionado à conformidade e à integridade corporativa. Compliance significa estar alinhado às regras da empresa. “Basicamente, se refere a área que preza pelo cumprimento dos processos internos e das regras de relação entre os funcionários” — observa texto do portal Terra sobre o compliance da Disney, empresa proprietária da ESPN.
No entanto, não se trata de um mero código de conduta ou de regras. Senão pode acontecer da empresa ter problemas em virtude de um programa de compliance fraco.
Foi exatamente essa acusação que a Reuters fez em relação a uma grande corretora cripto nos Estados Unidos. De acordo com reportagem da InfoMoney, “a Reuters afirmou em reportagem publicada nesta segunda-feira que a exchange Binance tem um programa de compliance fraco, que facilita a lavagem de dinheiro, e cria manobras para se manter longe dos olhos dos reguladores”.
Um programa de compliance com falhas pode fazer exatamente isso: facilitar abusos, não coibir atividades criminosas e levar a empresa a ser investigada e punida pelo poder público. No caso da empresa americana, uma das acusações é que por causa do fraco compliance, a empresa teria permitido que hackers, traficantes e golpistas lavassem cerca de US$ 2,35 bilhões.
O bom programa de compliance é necessário porque “faz-se necessário o combate à corrupção de feitio indistinto, visando que a governança corporativa das sociedades empresárias aja consoante a legislação sob pena de seus representantes e funcionários responderem objetiva e administrativamente pelas ilegalidades praticadas” — escreve os autores do artigo sobre a aplicação do compliance às médias, pequenas e micro empresas.
A necessidade universal que todas as empresas têm de um bom programa de compliance mostra como é urgente a especialização de profissionais como você.
Venha fazer sua Pós EAD na área de negócios na USCS
A USCS tem várias opções de pós-graduação a distância que fornecem subsídios teóricos e práticos para os profissionais que procuram formação na área de gestão e negócios. Além disso, você encontra cursos que apresentam condutas a serem desenvolvidas visando a prevenção de atividades criminosas — normalmente relacionadas às licitações com o Poder Público, práticas antitruste e lavagem de capitais.
Através das pós-graduações da USCS, você terá condições de desenvolver melhores práticas de gestão, sendo habilitado para equacionar as diretrizes administrativas das instituições.
Com as especializações em gestão da USCS, você terá todas as ferramentas para promover maior confiança na gestão dos negócios, induzindo uma mudança na cultura organizacional em geral.
Conheças as opções da USCS em pós-graduações a distância em Gestão de Negócios, Contabilidade, Administração e MBAs.
Escolha e inscreva-se agora mesmo na sua Pós USCS EAD que vai mudar a sua carreira.