Surgiu uma nova tendência do mundo da nutrição, onde a alimentação é interrompida por um período. Muitas celebridades admitiram que seguiam a dieta e que obtiveram resultados bastante satisfatórios e rápidos.
O jejum intermitente tem variações, e a pessoa que escolhe como será feita a dieta. O jejum acontece a partir de janelas onde a pessoa não deve consumir nenhum tipo de alimento, divididos entre 8,10 e 16 horas por dia. Por exemplo: a pessoa que escolhe a janela de 16 horas, jantaria as 21hrs, e sua próxima refeição seria as 13hrs do dia seguinte.
Há também as janelas mais restritivas, onde a pessoa fica 23 horas de jejum e tem uma hora de alimentação. Durante as janelas, é possível beber água, chás sem açúcar ou café. Após o jejum, é indicado que a refeição seja equilibrada, composta por alimentos como:
• Verduras;
• Legumes;
• Frutas;
• Carboidratos ricos em fibras;
• Proteínas magras.
Esse tipo de dieta é seguro?
O jejum intermitente só não é indicado para gestantes, lactantes, pessoas diabéticas ou que estão sob condição de controle dos níveis de açúcar no sangue. Durante as janelas em que é obrigatório ficar sem se alimentar, pode ocorrer a hipoglicemia, queda dos níveis de glicose no sangue. Por isso, é bom consultar um médico antes de se aventurar, não só por esta, mas antes de iniciar qualquer dieta.
O jejum poderá ajudar não só na perda de peso, porém, reduz o risco de doenças cardíacas e câncer, promove uma vida saudável, previne contra doenças relacionadas à idade e ajudar a proteger o organismo contra o declínio cognitivo.