O que é o Princípio de Pareto e por que ele é fundamental na gestão da empresa

O que é o Princípio de Pareto e por que ele é fundamental na gestão da empresa

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O Princípio de Pareto, ou a Lei de Pareto, ou, ainda, a regra 80/20, existe para otimizar os fluxos de negócios, fazendo haver o mínimo possível de desperdício de tempo, recursos ou material humano.
 
Ele, se aplicado de forma cuidadosa e bem-feita, pode contribuir muito para que o sucesso que uma organização conseguiu alcançar perdure e se estenda ao longo dos anos.
 
Mas você sabe do que se trata o Princípio de Pareto? Sabe o que significam esses números “80” e “20”? Sabe como surgiu?
 
É o que vamos entender ao longo deste texto.
 
Mas, afinal, o que tem a ver o Princípio de Pareto com as proporções 80% e 20%?
 
Esses números representam a lei primordial do Princípio de Pareto, que diz que tudo na vida pode ser estabelecido pela relação de causa e efeito a seguir: 20% dos esforços, das causas, das atividades são responsáveis por gerar 80% dos resultados, das consequências, da entrega.
 
Em termos práticos: essa proporção pode ser aplicada a quase tudo na vida, e ela foi descoberta a partir da observação que Vilfredo Pareto fez em 1896.
 
Ele observou que 80% das terras italianas pertenciam a apenas 20% da população, assim como observou que 80% da produção de suas ervilhas eram geradas por apenas 20% das vagens.
 
Mas, aqui, neste contexto, vamos aplicar a Lei de Pareto ao analisarmos os negócios e a gestão de uma empresa.
 
Primeiro, vamos entender como surgiu e quem implementou a regra 80/20.
 
Breve histórico do Princípio de Pareto
 
Apesar de levar o nome do sociólogo, cientista político e economista italiano, quem implementou o Princípio de Pareto como conceito foi o consultor de negócios Joseph Moses Juran, que se utilizou das observações de Pareto em seus negócios, aplicadas à gestão da qualidade.
 
Somente em 1940, o Princípio teve seu reconhecimento formalizado.
 
A regra 80/20 aplicada aos negócios
 
Em um contexto de empresa, a regra pode ser aplicada nas mais variadas vertentes. A saber:
  • 20% dos clientes são responsáveis por 80% dos lucros de uma empresa;
  • 20% dos produtos são responsáveis por gerar 80% da rentabilidade de uma organização;
  • 20% dos colaboradores são responsáveis por 80% da produtividade de uma empresa;
  • 20% dos investimentos geram 80% dos resultados.
 
Esse princípio, aplicado à estratégia da empresa, possibilita que o foco se concentre no que está gerando resultados.
 
O princípio pode ser utilizado, inclusive, na identificação e nos ajustes de algo que não esteja funcionando.
 
Por exemplo: quando se identifica um problema, é interessante escaloná-lo, entender o que ele gera, de fato, de negativo, observar semelhanças, então, entender quais são as questões que, na realidade, mais impactam a produtividade.
 
Feito isso, você se concentrará nos 20% dos problemas mais relevantes para o desenvolvimento da empresa.
 
Resolvidos esses 20% de problemas mais emblemáticos, é necessário voltar a se concentrar em causas e efeitos positivos.
 
Em outras palavras, o Princípio pode ser utilizado como uma fórmula estratégica para a resolução de muitas variáveis dentro dos negócios.
 
 
Alguns cuidados quanto à utilização do Princípio de Pareto
 
Diante disso, é importante entender que é preciso utilizar a regra com cuidado e estudo apurado.
 
Entender qual a realidade de cada organização e compreender que o que funciona em um contexto, para um fim específico, pode não funcionar em outro.
 
Resista à tentação de utilizar o Princípio de Pareto de qualquer jeito e sem o devido aprofundamento.
 
Concentrar-se em 20% das causas não significa aplicar uma dedicação e um esforço de 20%. É preciso se dedicar 100% aos 20% de tarefas prioritárias.
 
E, por fim, deve-se entender que tudo muda o tempo todo e, assim como os clientes e o seu interesse pelas compras, os colaboradores e as suas eficiências, a configuração dos produtos que geram os maiores lucros podem mudar com o passar do tempo.
 
Por isso, o mais importante é realizar testes, métricas e otimizações constantemente. Só assim será possível entender o fluxo dos negócios e do mercado.
 
Conclusão
 
Se você quiser estar por dentro do que acontece no mercado corporativo e na gestão de negócios, não deixe de investir em atualizações de sua carreira.
 
Sua mente e sua vida profissional só têm a agradecer o investimento.
 
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