
A hidroterapia é o tratamento pela água. Sob suas diversas formas e temperaturas variáveis, é um veículo de calor ou frio para o corpo e serve para a cura.
A água aplicada ao corpo opera modificações no sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal.
Água fria: Ela excita fortemente a sensibilidade periférica, produzindo diversos reflexos que ocorrem nos vasos superficiais, no caso a pele.
Com o sistema nervoso sensível em suas ramificações periféricas o indivíduo sente uma sensação de bem estar, a pessoa se reanima e se sente disposta para o trabalho.
Pode-se dizer, então, que a água fria é um tônico para o sistema nervoso e a aplicação é indicada para casos de luxação.
Água quente: Há indícios de que os asiáticos começaram e difundiram a prática em aproximadamente 2400 a.C..O Ofurô é um tipo de banheira; a temperatura da água varia entre 36º e 40º. Limpa a pele e descontrai os músculos.
O contraste (banho quente seguido de banho frio) está associado a efeitos vasculares e condicionamentos da hemodinâmica, segundo os naturopatas.
Dicas e Indicações:
- Artrose, osteoartose, osteopenia e artrites.
- Lesões de ombro, cotovelo, coluna, quadril, joelho, tornozelo e pé.
- Treino de marcha, equilíbrio e coordenação.