A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento
Ao finalizar sua inscrição no curso, verifique seu e-mail, você receberá automaticamente login e senha para acessá-lo.
ONLINE E GRATUITO - INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DEZEMBRO/2024
Ver investimento
O trabalho com literatura é fundamental para os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e nas séries iniciais. Trazer a literatura para as crianças proporciona-lhes conhecimento, cultura e oportunidade de apreciar e apropriar-se da beleza da arte com palavras. Tais situações vão ao encontro de diversas metas de aprendizagem relacionadas à oralidade, à leitura e à escrita, como veremos ao longo deste estudo. Essas metas devem ser buscadas de forma articulada, ainda que haja especificidades no aprimoramento dos atos de comunicar-se oralmente, ler e escrever.
Inicialmente, abordaremos questões relacionadas à literatura infantil no processo de alfabetização e letramento. Em seguida, discutiremos as possibilidades de contribuição da literatura para o alcance das metas de aprendizagem em relação à comunicação oral. Em continuidade ao trabalho com parlendas e outros textos conhecidos de memória abordados anteriormente, as rodas de conversas sobre literatura e sessões de contação de histórias, protagonizadas pelas próprias crianças, serão objetos de nossa reflexão.
Posteriormente, refletiremos sobre o significado da leitura e como a sua aprendizagem pode e deve ocorrer em situações significativas envolvendo a literatura, de maneira que possa contribuir para que as crianças aprendam a ler e, sobretudo, que adquiram gosto pela leitura.
Este material didático também tem como finalidade propiciar reflexões e subsídios para a realização de um trabalho que contemple a arte e a ludicidade na perspectiva do letramento, afinal, o ato de ler ultrapassa o simples decodificar.
Essa visão amplia muitos conceitos e implica desdobramentos importantes sobre a prática educativa. É uma proposta que busca imprimir significado a todas as atividades que realizamos com nossos alunos. É um convite para a realização de diagnósticos para o planejamento e a definição de expectativas reais de aprendizagem.
Arte e lúdico já estão presentes em nosso cotidiano escolar, não são propostas inovadoras. Geralmente são justificadas pela necessidade de promovermos atividades mais interessantes e motivadoras que possam colaborar para minimizar a evasão escolar. Também são atividades que utilizam grande energia e potencial criativo de nossas crianças, que chegam à escola ávidas para brincar e interagir com os colegas, reprimidas pelo ambiente tradicional da sala de aula. Muitas vezes a dificuldade é meramente física, relativa à estrutura do espaço, como carteiras dispostas em fileiras, o que, no entanto, não impede que a prática pedagógica extrapole os limites do ambiente e possa favorecer a criatividade e a ação.
Nossa proposta é aprofundar a compreensão sobre as contribuições que essas atividades trazem ao desenvolvimento integral dos alunos, buscando a essência dessas temáticas e potencializando as possibilidades de incluí-las nas aulas.
A abordagem sobre alfabetização estará presente, pois a proposta se volta à Educação Infantil e às séries iniciais, momentos da escolarização em que a aquisição da leitura e da escrita concentra o maior investimento. Trataremos brevemente de alfabetização na perspectiva do letramento.
O letramento amplia de forma significativa o conceito de alfabetização. Estar alfabetizado é muito mais do que saber ler e escrever, é conseguir compreender os códigos de comunicação da sociedade com autonomia, interagindo e recriando mensagens, autor e disseminador de ideias. Conectaremos outras linguagens de comunicação a esse conceito, vislumbrando impactos na aquisição da leitura e escrita e, nessa perspectiva, as contribuições da arte e do lúdico para alfabetizar.
Assim, mergulharemos no universo da arte com as contribuições da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de comunicação e a aquisição e o aprimoramento da leitura e escrita. Por fim, falaremos sobre a necessidade de compreender o código artístico para ampliar as formas de leitura de mundo.
Público: Qualquer profissional que queira atualizar seu conhecimento sobre o assunto.
Carga Horária: 40 horas
Conteúdo
- A importância da literatura infantil; 1.1 A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
- Videoaula - Letramento
- Leitura e escolarização
- Videoaula - Vygotsky e Bakhtin
- Somos sociais
- Alfabetização e letramento
- Literatura e gênero literário
- Videoaula - Literatura de Cordel
- Literatura na sala de aula e nas comunidades
- Videoaula - As Primeiras Publicações
- Características da literatura infantil ontem e hoje
- Videoaula - Biblioteca De Alexandria e Projetos Literários
- Aprimorando a comunicação oral com a literatura
- Videoaula - Literatura Infanto-Juvenil Brasileira de 1940 à 1980
- Aprendendo a conversar sobre literatura a partir do momento da leitura feita pelo professor
- A importância de preparar-se para ler para os alunos
- Apresentação do livro às crianças
- Durante a leitura da história
- Ao final da leitura
- Aprendendo a contar histórias
- Preparando-se para contar histórias para as crianças
- A contação de histórias propriamente dita
- As crianças contando histórias
- Aprendendo a ler e a gostar de ler com a literatura
- Do significado da leitura à proposição de leituras significativas
- Videoaula - Variações Linguísticas
- A visão das crianças acerca do ato de ler
- As ideias infantis sobre o que pode e o que não pode ser lido
- Projetos de leitura em voz alta
- A importância da arte; 3.1 Arte como linguagem
- O ensino de Arte na escola
- A arte na Educação Infantil e séries iniciais
- Videoaula - O Poder da Imagem
- Arte, alfabetização e letramento
- Vídeo Práticas Profissionais - Letramento, letramentos e multiletramento
- Formação do professor
- Arte e ludicidade; 4.1 Ludicidade na perspectiva do letramento
- Videoaula - Jogo, Símbolo e Festa
- A importância da ludicidade
- Vídeo Práticas Profissionais – Seminário Arte, Cultura e Educação na América Latina
- A arte e o lúdico no cotidiano da sala de aula
- Sequência didática 1: Viagem pelo Mundo de Candinho
- Sequência didática 2: Brinquedos do Tempo da Vovó
- Sequência didática 3: Brincando e se Alfabetizando com Parlendas
- Projeto: brinquedoteca
Ao finalizar sua inscrição você receberá, por e-mail, os dados para acessar a plataforma e assistir ao curso.
Atenção! O curso ficará disponível por 60 dias, o mesmo não possui emissão de certificado.
AC
MICROLINS RIO BRANCO
Cidade: RIO BRANCOEndereço: AVENIDA BRASIL, 149
CEP: 69900-064
Telefone: (11) 2714-5699
GO
PLAZA INN EXECUTIVE
Cidade: GOIANIAEndereço: AVENIDA D, 302
CEP: 74140-160
Telefone: (11) 2714-5699
DF
COLÉGIO GALOIS
Cidade: BRASILIAEndereço: QUADRA 601, AV. L2 SUL, CONJ A
CEP: 70200-610
Telefone: (11) 2714-5699
PE
LG INN HOTEL
Cidade: RECIFEEndereço: AVENIDA ENGENHEIRO DOMINGOS FERREIRA, 3067
CEP: 52050-310
Telefone: (11) 2714-5699
MG
BELO HORIZONTE PLAZA HOTEL
Cidade: BELO HORIZONTEEndereço: RUA DOS TIMBIRAS, 1660
CEP: 30140-061
Telefone: (11) 2714-5699
SC
MULTY BRISTOL CASTELMAR HOTEL
Cidade: FLORIANOPOLISEndereço: RUA FELIPE SCHIMIDT, 1260
CEP: 88010-002
Telefone: (11) 2714-5699
AL
CENTRO TÉCNICO TONE DERM
Cidade: MACEIOEndereço: RUA ANTÔNIO GUEDES NOGUEIRA, 144
CEP: 57035-140
Telefone: (11) 2714-5699
ES
FDV VITÓRIA
Cidade: VITORIAEndereço: RUA JUIZ ALEXANDRE MARTINS DE CASTRO FILHO, 215
CEP: 29056-295
Telefone: (11) 2714-5699
AM
COMFORT HOTEL
Cidade: MANAUSEndereço: AV. MANDI, 263
CEP: 69075-14
Telefone: (11) 2714-5699
MT
HOLIDAY INN EXPRESS CUIABA
Cidade: CUIABAEndereço: AVENIDA MIGUEL SUTIL, 2050
CEP: 78060-000
Telefone: (11) 2714-5699
RJ
HOTEL ENTREMARES
Cidade: RIO DE JANEIROEndereço: AV. ÉRICO VERÍSSIMO, 846
CEP: 22621-180
Telefone: (11) 2714-5699
PI
GRAN HOTEL ARREY
Cidade: TERESINAEndereço: RUA JAIME DA SILVEIRA, 433
CEP: 64056-330
Telefone: (11) 2714-5699
BA
AMERICA TOWERS HOTEL
Cidade: SALVADOREndereço: RUA FREDERICO SIMÕES, 120
CEP: 41820-774
Telefone: (11) 2714-5699
PR
HOTEL ALADDIN
Cidade: CURITIBAEndereço: RUA LOURENÇO PINTO, 440
CEP: 80010-16
Telefone: (11) 2714-5699
RN
HOTEL HOLIDAY INN EXPRESS
Cidade: NATALEndereço: AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 40144
CEP: 59094-41
Telefone: (11) 2714-5699
SE
ORION HOTEL
Cidade: ARACAJUEndereço: Rua Urbano Neto, 121
CEP: 49035-190
Telefone: (11) 2714-5699
MS
HOTEL VALE VERDE
Cidade: CAMPO GRANDEEndereço: AFONSO PENA, 106
CEP: 79005-001
Telefone: (11) 2714-5699
AP
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL - IDEPE
Cidade: MACAPAEndereço: AVENIDA PRESIDENTE VARGAS, 1489
CEP: 68900-07
Telefone: (11) 2714-5699
TO
HOTEL 10 PALMAS
Cidade: PALMASEndereço: AVENIDA JOAQUIM TEOTÔNIO SEGURADO QD 101 NORTE, CONJ. 01 LOTE 01
CEP: 77001-004
Telefone: (11) 2714-5699
RR
MICROLINS BOA VISTA
Cidade: BOA VISTAEndereço: AVENIDA GENERAL ATAIDE TEIVE, 4679
CEP: 69312-242
Telefone: (11) 2714-5699
PA
HOTEL REGENTE
Cidade: BELEMEndereço: Avenida Governador Jose Malcher, 485
CEP: 66035-10
Telefone: (11) 2714-5699
PB
OURO BRANCO HOTEL
Cidade: JOAO PESSOAEndereço: AV NOSSA SRA DOS NAVEGANTES , 431
CEP: 58039-111
Telefone: (11) 2714-5699
RO
SLAVIERO ESSENTIAL
Cidade: PORTO VELHOEndereço: AVENIDA LAURO SODRÉ, 2441
CEP: 76801-311
Telefone: (11) 2714-5699
MA
SLZ LAGOA HOTEL
Cidade: SAO LUISEndereço: AVENIDA COLARES MOREIRA, 14
CEP: 65075-441
Telefone: (11) 2714-5699
RS
INSTITUTO SÃO FRANCISCO SANTA FAMÍLIA
Cidade: PORTO ALEGREEndereço: AVENIDA PARA, 833
CEP: 90240-591
Telefone: (11) 2714-5699
CE
TULIP INN FORTALEZA
Cidade: FORTALEZAEndereço: AVENIDA DA ABOLIÇÃO, 3340
CEP: 60165-081
Telefone: (11) 2714-5699
SP
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - PÓLO SÃO PAULO
Cidade: SAO PAULOEndereço: RUA TREZE DE MAIO, 681
CEP: 01327-000
Telefone: (11) 2714-5699