Pedagogia inclusiva: Estratégias eficazes para acompanhar alunos com necessidades especiais

Pedagogia inclusiva: Estratégias eficazes para acompanhar alunos com necessidades especiais

image


A Psicopedagogia é um estudo que une os conhecimentos da psicologia, com os fundamentos da pedagogia, sendo grande aliada no processo de transformação da aprendizagem. Assim, o profissional especializado nessa área consegue oferecer ao assistido um atendimento focado na otimização e processo de aquisição e desenvolvimento do aprendizado, facilitando uma educação mais inclusiva em instituições de ensino diversas.
 
Continue a leitura e conheça algumas estratégias pedagógicas de inclusão.
 
LEIA TAMBÉM:

Conheça seus alunos e os perfis deles

É de extrema importância que o professor conheça as características e necessidades de cada aluno, compreendendo seus perfis estudantis. Deste modo, o educador consegue identificar tanto os bloqueios e limitações de seus alunos, como suas habilidades e pontos fortes. Este conhecimento permite o desenvolvimento de estratégias e atividades educacionais mais eficientes, bem como promove um aprendizado integrado que objetiva atender a todos os alunos por meio de uma pedagogia inclusiva.
 
A educação inclusiva considera alunos com deficiências diversas, transtornos de desenvolvimento ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de alunos com altas habilidades ou superdotação. Para abranger todos esses grupos de alunos com necessidades especiais, o educador deve focar nas competências de cada aluno, exaltando-as, em vez de evidenciar suas dificuldades.
 
Ao conhecer a fundo as necessidades apresentadas por cada estudante, o professor consegue desenvolver práticas educacionais para atingir os alunos como um todo, incluindo todos os estudantes em tais atividades. Por meio da integração em sala de aula, os estudantes conseguem avançar acadêmica e socialmente, pois quando se prioriza a inclusão, os estudantes conseguem obter uma melhor fonte de aprendizado.
 

Observe diferentes ritmos de aprendizado e os respeite

Os educadores são responsáveis por mediar práticas que visam a inclusão em salas de aula, orientando e guiando os estudantes para que estes obtenham melhores resultados na obtenção do conhecimento. Entretanto, para que isso seja possível, é importante que os profissionais de educação estejam atentos aos diferentes ritmos de aprendizado e os respeite, isto é, devem ser pacientes e, ao identificar dificuldades vivenciadas por alguns alunos, devem traçar outros planos e estratégias pedagógicas.
 
Ao fornecer um caminho entre a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento autônomo, os educadores também conseguem auxiliar os estudantes em seus processos de transformação educacional e obtenção de autonomia e independência acadêmica.
 

Capacite os educadores e coordenadores de sua escola

Não apenas os educadores devem ser capacitados, mas também os coordenadores e demais funcionários da escola, devendo estes profissionais participarem de reuniões exclusivas para abordar a temática da inclusão, buscando compreender como cada um pode promover a diferença aos alunos com necessidades especiais, de acordo com seus respectivos cargos, averiguando como estes podem auxiliar.
 
Além disso, a escola também deve adotar medidas voltadas para a educação inclusiva, fornecendo meios de capacitação profissional nesta área, seja através de palestras com especialistas, ou mesmo ofertando a possibilidade de capacitação profissional em cursos profissionalizantes. A educação inclusiva carece de especialistas, logo, ao apostar em uma educação continuada, o profissional de educação não apenas investe em seu futuro, como se aprimora para atender estudantes em diversos níveis educacionais.
 

Torne-se um especialista em Psicopedagogia

Transforme suas práticas educacionais com uma especialização em Psicopedagogia e dê um passo além em sua profissão. Ao investir em uma educação continuada, você consegue auxiliar estudantes de faixas etárias variadas, contribuindo para um ensino mais inclusivo e assertivo.
 
Pensando em oferecer a melhor oportunidade de desenvolvimento profissional aos educadores e demais profissionais da área educacional, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul desenvolveu a Pós-graduação EAD em Psicopedagogia Institucional e Clínica - ideal para os profissionais que desejam obter um conhecimento aprofundado nos fundamentos da psicologia e pedagogia.
 
Ao se matricular na Pós até o dia 22 de Novembro de 2024, você garante uma bolsa de estudos de 50% e ganha de brinde o livro ‘Complexidade e Relações na Educação Infantil’, de Alfredo Hoyuelos e Maria Antonia Riera.
 
O curso de Psicopedagogia conta com um corpo docente formado por mestres e doutores, prontos para oferecer uma formação completa e sólida, além de fornecer a capacitação necessária para que os alunos possam atuar em clínicas e instituições especializadas.
 
O curso da Pós em Psicopedagogia dura de 12 a 18 meses e pode ser realizado inteiramente à distância, com a flexibilidade e qualidade que você precisa. Além disso, em uma carga horária total de 600h, sendo 500h de conteúdo teórico sólido e aprofundado + 100h de estágio, você obtém a oportunidade de ter um melhor aproveitamento do curso.
 
Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento e expandir suas habilidades profissionais. A Pós-graduação EAD em Psicopedagogia Institucional e Clínica é a escolha ideal para você que deseja ser o futuro da educação.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699