O autoconhecimento é um termo que vem se popularizando nos últimos anos. Desenvolver sensibilidade e consciência sobre as próprias sensações, crenças, pensamentos e valores é um aprendizado constante e muito enriquecedor. Basicamente, quando entramos no processo de se autoconhecer, queremos responder a uma única pergunta: “Quem sou eu?”.
VEJA TAMBÉM:
Janeiro Branco
Por que a Psicologia Positiva é tão importante nos dias de hoje?
O tema da redação do Enem em 2021 é de extrema importância
Tem se tornado comum as pessoas promoverem jornadas para se aprofundar nos próprios sentimentos e sensações, a fim de resolver conflitos internos e externos, e entender posicionamentos e comportamentos. Os propósitos principais do autoconhecimento são de se fortalecer, melhorar o processo de decisão e atingir objetivos na vida.
Mas como iniciar o processo de autoconhecimento?
- Faça terapia.
- Tenha um tempo só para você, pare tudo e se concentre no seu EU.
- Pratique técnicas como o mindfulness e a meditação.
- Tenha um diário, para muitos, parece um hábito infantil, mas escrever nossos sentimentos e pensamentos nos ajuda a refletir e resolver problemas.
- Use ferramentas de autoconhecimento para se aprofundar em si mesmo como ioga, astrologia, eneagrama e outras técnicas.
- Cerque-se de pessoas e energias boas.
Para os profissionais que buscam auxiliar no processo de autoconhecimento das pessoas
O curso Lato Sensu Autoconhecimento: em Busca do Desenvolvimento Integral busca englobar, numa abordagem integral, as terapias ocidentais, as artes curativas do Oriente e do Ocidente, as ciências esotéricas, as artes criativas – no caso, teatro e dança – com as técnicas de centramento, tantra, zen, sufismo e terapias meditativas, tendo como metodologia principal o aprendizado vivencial, de forma a liberar os estados comportamentais condicionados do ego, que bloqueiam a habilidade dos indivíduos de expressarem plenamente seu potencial criativo.
O curso tem por finalidade a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais de diferentes áreas, para que atuem de acordo com a perspectiva do paradigma integral, que busca uma compreensão ampla da humanidade e do universo pela combinação de contribuições da Filosofia, da Psicologia, da Sociologia e da espiritualidade de forma integrada, buscando referências tanto nas tradições místicas ocidentais como nas orientais, propiciando uma abordagem mais completa e holística, unindo corpo-mente-espírito na busca do desenvolvimento por intermédio do autoconhecimento.
Saiba mais informações sobre o curso: https://bit.ly/2Kwm0DK