Por que o ensino à distância cresceu tanto no Brasil?

Por que o ensino à distância cresceu tanto no Brasil?

image

Hoje não faz mais sentido a desconfiança que muitos tinham em relação ao ensino a distância. Há 10 anos ou mais era comum ver pessoas expondo dúvidas sinceras acerca da qualidade do ensino EAD, se o diploma tinha a mesma validade ou se as empresas e empregadores iriam valorizar um profissional que tivesse no currículo uma especialização EAD. Essas dúvidas ficaram para trás. 
 
O ensino a distância já crescia fortemente mesmo antes da pandemia. Mas foi nos últimos anos que a preocupação com a empregabilidade fez o ensino à distância disparar — tanto nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Leia também:
 
 
 
 
 
 
“O crescimento do número de matrículas no ensino superior na modalidade de ensino a distância (EAD) aumentou 7,7 pontos percentuais de 2019 para 2020, saltando de 19,1% para 26,8%. Com queda de 3,8% em 2019, as matrículas para cursos presenciais diminuíram ainda 5,6 pontos percentuais, chegando à queda de 9,4% em 2020” — noticiou a Agência Brasil no começo de 2022.
 
A informação mais relevante trazida pelo Censo do Ensino Superior foi que “o número total de ingressantes no EAD (2 milhões) ultrapassou o presencial (1,75 milhão)”.
 
Isso responde a pergunta-título desse artigo: o ensino a distância tem crescido muito no Brasil porque tem sido testado e aprovado por milhões de profissionais e seus empregadores.
 
O crescimento e o alcance do ensino a distância segue forte após a pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada a pedido da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), “a modalidade de Ensino à Distância (EaD) em faculdades e universidades do Brasil deve superar, ainda neste ano, o alcance e a demanda que o ensino presencial tem hoje neste ramo”.
 
O crescimento acumulado da educação à distância na última década foi de 366% — de acordo com o Estadão. Esse crescimento expressivo só foi possível mediante a validação dos empregadores, porque grande parte dos ingressantes procuram cursos técnicos e pós-graduações focadas no mercado de trabalho.
 
Pós USCS EAD: dezenas de pós-graduações a distância  feitas sob medida para você
 
A Universidade de São Caetano do Sul tem uma grande variedade de cursos a distância. São 27 áreas de atuação e dezenas de pós-graduações feitas com a mesma qualidade e rigor dos cursos presenciais.
 
Você estuda em casa ou de onde quiser, tem as aulas na palma da sua mão e pode assisti-las quantas vezes quiser, pausar, parar e recomeçar.
 
Além de todos os recursos tecnológicos à sua disposição, você tem um tutor para fazer perguntas e uma comunidade de alunos para interagir.
 
É simples assim: as pós-graduações EAD cresceram porque oferecem a mesma qualidade com muito mais liberdade e por um preço bem menor do que nas especializações presenciais.
 
Clique aqui e conheça os cursos de Pós EAD da USCS. Uma dessas especializações é exatamente o que você precisa para dar um salto na sua carreira profissional.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699