Pós-graduação em Engenharia de Embalagens e Impressoras em 3D e 4D
A atividade de criação de embalagens para a variada gama produtos que consumimos é bem mais complexa do que usualmente se pode imagina. A dificuldades se iniciam já na definição das condições e processos para que se chegue às características solicitadas à aplicação do produto dentro de padrões de segurança e higiene, atendendo às normas dos órgãos reguladores. Assim, cabe ao engenheiro encarregado desta atribuição estudar detida e cientificamente os materiais que irão compor este produto final de qualidade.
“São três fases: na obtenção de matérias-primas o engenheiro, conhecendo a estrutura dos materiais, pode alterá-los ou adicionar componentes para chegar ao resultado esperado. Depois, no desenvolvimento, avalia o material quanto à qualidade, custo, desempenho e moldagem. Por fim, na transformação da matéria prima em produto acabado, ajusta os parâmetros de dimensão, acabamento superficial e propriedades mecânicas necessárias”, esclarece o gerente de qualidade, assistência técnica e desenvolvimento da BASF, Roberto Seiji Yamakawa.
Pode-se assim estabelecer que o engenheiro de materiais atua como um cientista que procura nas matérias-primas a mistura ideal para chegar ao melhor material para um produto, de acordo com a aplicação a que este se propõe. Feito isso, realiza testes, ajustes e, aprovado, o produto segue para o mercado.
Basta você entrar em uma grande loja ou em um supermercado, ou mesmo observar os objetos e equipamentos que tem em sua casa para verificar que os “engenheiros de embalagens fazem parte do seu cotidiano. Desta forma, a demanda por este profissional tem sido tanta que a grande maioria dos estudantes recém-formados já são absorvidos imediatamente pelo mercado ou até mesmo antes de concluir o curso.
Objetivos do Curso
Capacitar profissionais que buscam conhecimento no estado da arte da inovação tecnológica na atividade de engenharia de embalagens, de modo que possam atender, com qualidade, às necessidades profissionais das organizações onde atuam.
A quem se destina: Portadores de diplomas de graduação em qualquer curso superior que atuam ou buscam atuar na área da inovação tecnológica e ou em áreas correlatas.
Profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor. Profissionais formados em design, engenharia de materiais, engenharia de alimentos, engenharia mecânica, engenharia química, entre outros, que atuem em logística e desenvolvimento de embalagens.
Carga Horária: 380 horas
Período do curso: 06 meses de duração.
Matriz Curricular
- Gestão de equipes em engenharia
- Engenharia de segurança do trabalho: aplicações e conhecimentos gerais
- As energias renováveis e a eficiência energética no brasil e no mundo
- As escolas da estratégia e suas aplicações nas engenharias
- A quarta revolução industrial
- A importância do P&D e da inovação na engenharia de embalagens
- Impressoras 3D: matérias-primas, aplicações e tendências
- Materiais para fabricação de embalagens: características e especificidades
- Mercado de embalagens: atualidades e tendências
- Avaliação Final
Para efetuar sua inscrição no curso, siga os passos abaixo:
Documentos necessários para matrícula:
- Cópia do RG e CPF
- Histórico da graduação
- Diploma da graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso
A via física da cópia autenticada do diploma deverá ser enviada, exceto para documentos com autenticação digital da Instituição.
Como enviar os documentos:
Os documentos para a matrícula deverão ser enviados por meio da “Minha Conta”
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp: 11 2714-5699