A Atuação do Auxiliar de Classe nos Processos Inclusivos de Pessoas com Deficiência

  • Imagem do curso A Atuação do Auxiliar de Classe nos Processos Inclusivos de Pessoas com Deficiência

Pós-graduação em A Atuação do Auxiliar de Classe nos Processos Inclusivos de Pessoas com Deficiência

Cidade:

SAO CAETANO DO SUL

CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO
22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Ao Vivo: Segunda-feira, das 14h30 às 22h30, uma vez por mês. Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês.
Ver investimento
INSCREVA-SE
Cidade:

SAO PAULO

CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA
05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
Ver investimento
INSCREVA-SE

Curso tem como finalidade apoiar profissionais que atuam nas salas de aula como auxiliar de classe ou agente de inclusão de pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

Objetivos do curso
• Proporcionar o conhecimento de técnicas e práticas para apoio aos professores e mediação frente as pessoas com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Formar profissionais aptos a atuar em sala de aula com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades.

• Propiciar técnicas de manejo em situações desafiantes com alunos com deficiência, TEA, Superdotação e Altas Habilidades

A quem se destina: Profissionais graduados em Pedagogia e Psicologia e áreas afins.

Carga Horária: 400h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 40h estágio).

Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00

Matriz curricular

- Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva
Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva. A Comunicação Alternativa no contexto escolar. Sistemas de comunicação, recursos, técnicas e estratégias para Comunicação Aumentativa e Alternativa
Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem, Símbolos na comunicação pictórica, Tipos de símbolos
Introdução à Tecnologia Assistiva: conceitos e definições, Tecnologia assistiva, inclusão escolar e autonomia, Histórico da T.A. na legislação e nas políticas nacionais
Orientação sobre o uso de materiais e equipamentos de Tecnologia Assistiva na educação. Inclusão digital e educação. , Softwares Educativos e objetos de Aprendizagem, Recursos de acessibilidade para dispositivos móveis (aplicativos para acessibilidade) e computador

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva e acessível, Os desafios dos professores na educação inclusiva, Educação inclusiva: a diversidade na aprendizagem
Equipe multidisciplinar para a educação inclusiva, BNCC e a educação inclusiva, Desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, A importância da família na educação inclusiva

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Concepções do Desenvolvimento e da Aprendizagem, A Importância da Corporeidade para o desenvolvimento, Percepção e fisiologia dos sentidos. Condutas desafiantes
Introdução à teoria da Integração Sensorial. Neurociência e Integração Sensorial. Bases Neurológicas da Integração Sensorial, Sistemas sensoriais, Processamento sensorial e disfunção, Abordagem de Integração Sensorial nas diferentes populações (TEA, paralisia cerebral, TDAH, outras)

- Estratégias de Ensino para apoio ao processo de inclusão e Processo de inclusão, Processos e Instrumentos de Avaliação
A avaliação, a LDB e a BNCC, Tipos de avaliação, Conceitos básicos, A prática de ensino, Etapas da avaliação, Funções da avaliação
Técnicas e instrumentos, Recuperação da aprendizagem, Definição de problemas de avaliação, A natureza do processo educacional, O professor como produtor de conhecimento, O que avaliar? - Para que avaliar? - Como avaliar?

- Aprendizagem: Implicações Sensoriais e Condutas Desafiantes e Atendimento do AEE
Planejamento do Ensino. Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.
Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas, Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA, Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, Práticas em Aprendizagem Ativa, Aprendizagem Ativa e inovação na educação

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Período de adaptação, a linguagem oral e escrita. Contação de histórias, brincadeiras e rodas cantadas. Áreas do conhecimento e a avaliação no contexto da educação infantil. Concepção de infância e o desenvolvimento infantil. Rotina da escola infantil, o cuidar e educar no ambiente escolar

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Situações desafiadoras nas salas de aula. Acessibilidade dos materiais. Espaço físico e recursos materiais. Participação dos pais no ambiente escolar

- Educação Infantil e Cuidados básicos de alimentação e higiene
Noções de Nutrição e Dietética Infantil. Alimentação Diferenciada: Manejo de sonda gástrica e outros tipos de alimentação . Princípios de Higiene, Profilaxia e Biossegurança. Patologias Comuns na Infância. Necessidades Infantis

- Ensino Fundamental e Conhecendo o público alvo
Deficiências sensoriais: surdez, cegueira. Deficiências sensoriais: surdocegueira e deficiência múltipla . Transtorno do Espectro Autista. Deficiências: física e intelectual

Deficiência múltipla. Superdotação e Altas Habilidades. Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem

- Estágio Supervisionado 
Estágio Supervisionado 
 

A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699