Pós-graduação em Clínica Psicanalítica
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Sábados quinzenais, das 8h00 às 18h00.
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Este curso tem a proposta de uma psicanálise de abordagem plural apresentando o trabalho de alguns dos principais autores da psicanálise. Desde a fundação da psicanálise com Freud, é sabido que este campo de conhecimento apresentou inúmeras evoluções e conquistas no campo teórico e clínico que, por vezes, são entendidas como complementares e, outras vezes, são vistas como contraditórias. Na proposta deste curso, vemos as diferentes contribuições desses autores como complementares e importantes para a formação do psicanalista. Não entendemos que as diferentes escolas da psicanálise sobreponham umas às outras, mas, pelo contrário, que elas funcionam como uma espécie de cartografia do inconsciente e do sujeito, que se complementam ao explorarem diferentes facetas dessa problemática. Isto vai ao encontro da proposta de alguns psicanalistas da contemporaneidade como Thomas Ogden e Christopher Bollas, que ancoram seus trabalhos em diversos autores clássicos da psicanálise como Freud, Winnicott, Lacan, Klein, André Green, Susan Issacs, Balint, Bion, e Ferenczi. Estes autores são abordados nesta Pós-graduação buscando uma proposta de uma psicanálise contemporânea plural, ou transmatricial, que faz uma leitura de textos clássicos e contemporâneos a partir de problemáticas clínicas atuais. A proposta das aulas é intrinsecamente prática, isto é, de ajudar os profissionais a lidarem com os desafios que surgem em seu fazer clínico, seja em consultório particular, ou em instituições de saúde ou clínicas diversas. Para tal, é proposto um curso que fornece, em grande parte das aulas, supervisões e estudos de casos clínicos aliados as teorias que os embasam.
Objetivos do curso
Proporcionar ao aluno um aprendizado sobre a clínica psicanalítica com enfoque prático, partindo dos desafios que o psicanalista enfrenta em sua prática clínica. O curso visa dar apoio ao profissional na construção de seu trabalho clínico e de seu consultório, ou prática em Instituição de Saúde e Clínicas multi, inter ou transdisciplinares.
Oferecer uma compreensão dos conceitos fundamentais da psicanálise, partindo dos textos clássicos e contemporâneos para trabalhar problemáticas clínicas da atualidade.
Qualificar o profissional para atendimento clínico em psicanálise para crianças, jovens e adultos.
Metodologia
O curso se ampara nas formulações de Freud para a formação de um psicanalista. Para tal trabalha com estudos teóricos e práticos da psicanálise. Oferece Supervisão Clínica, Estágio em atendimento clínico e Estudos de Caso. A análise pessoal é altamente recomendada aos estudantes, mas não é obrigatória.
A quem se destina: graduados em Psicologia e Medicina
Carga horária: 432 horas
- Aulas teóricas e práticas: 360 horas.
- Supervisões Clínicas: 72 horas.
Período do curso: 22 meses
Supervisão Clínica e Estudo de Caso:
As Supervisões Clínicas são parte fundamental da formação do psicanalista e têm grande ênfase neste curso. As supervisões são realizadas nas disciplinas específicas com duração de 2 horas por encontro. O aluno apresenta um caso que será trabalhado junto ao supervisor e o grupo de discussão.
Outras disciplinas contam com estudos de casos clínicos onde o professor apresenta um caso para discussão, ou escolhe um caso atendido por aluno.
Matriz Curricular
- Da atualidade de Freud e os conceitos fundamentais da psicanálise
A Fundação da Psicanálise
A Histeria e a Medicina no final do século XIX.
A descoberta do Inconsciente e suas manifestações no cotidiano e nas patologias
A constituição do psiquismo a partir da vivência psicossexual infantil durante o complexo de Édipo e da Castração
As teorias do aparelho psíquico: economia, topografia e dinâmica
A teoria da conflitiva pulsional
A psicanálise como método de trabalho com as neuroses: associação livre de ideias, transferência e o enfrentamento das resistências
Principais conceitos psicanalíticos envolvidos na constituição do psiquismo: identificação, narcisismo, princípio do prazer
- Da análise pessoal à criação da análise de crianças por meio do brincar: a revolução de Melanie Klein
Melanie Klein: vida, obra e a técnica do brincar
A fantasia inconsciente, mundo interno, objeto interno.
O Complexo de Édipo arcaico e o superego sádico. Caso Rita e Richard.
Das equações simbólicas aos símbolos. Caso Dick
Posição esquizo paranoide.
Posição depressiva
Caso clínico: Os olhos de Selma – reflexões sobre o silêncio em uma análise.
A clínica kleiniana: transferência/contratransferência.
A inveja – Reação terapêutica negativa
Caso clínico: Ana Motta – Drama e teatralidade numa
- Explorações psicanalíticas por meio da pediatria. Contribuições de Winnicott à psicanálise
Contexto psicanalítico da obra de Winnicott – middlegroup e biografia.
O desenvolvimento emocional primitivo.
Relação mãe-bebê – funções maternas e funções paternas.
A mãe dedicada comum
Amamentação como forma de comunicação
A preocupação materna primária e o ambiente suficientemente bom.
Tendência inata ao desenvolvimento
Dependência
Integração, Personalização
Mente e Psicossoma
Fantasia e imaginação.
Relações objetais
Criatividade – fenômenos e objetos transicionais.
Criatividade e cultura.
A tendência anti-social.
Capacidade de se preocupar
Técnicas psicanalíticas em Winnicot – manejo, sustentação, e apresentação de objetos.
- Linguagem e Estruturalismo. Contribuições de Jacques Lacan a Psicanálise
Funcionamento dos sonhos.
Sobre o início do tratamento.
Dinâmica da transferência.
Linguagem como campo universal.
O Nome-do-Pai.
Supervisão clínica
Complexo de Édipo – Perversão.
Clínica e Laço Social – A neurose obsessiva.
Clínica e Laço Social – A histeria.
Direção da cura.
- Empatia em Psicanálise: Ferenczi e a clínica contemporânea.
O renascimento do pensamento de SándorFerenczi
A constituição da técnica psicanalítica
A formulação do conceito de transferência
A nosologia dos pacientes clássicos
O limite da técnica
O trabalho do sensível
O potencial da “técnica ativa”
Traumatogênese e clivagem narcísica em Ferenczi
Manejo clínico: Hospitalidade, Autorização, Brincar, Regressão, Relaxamento e neocatarse
- Psicopatologia e sexualidade em psicanálise
A constituição do aparelho psíquico e as estruturas psicopatológicas.
A estrutura psicótica: esquizofrenia, paranoia e melancolia.
A estrutura neurótica: histeria e neurose obsessiva.
A estrutura perversa.
Fenômenos psicossomáticos.
Casos-limites.
A sexualidade em Freud
A psicanálise pós-freudiana e o feminino
A crítica foucaultiana ao modelo freudiano
O sujeito para além da biologia
Performatividade e Sexualidade: questões de gênero
O que a teoria Queer pode ensinar à psicanálise?
- A condução da análise e a construção do caso clínico
A Função das entrevistas preliminares
Supervisão clínica
Diagnóstico na Psicanálise
Supervisão clínica
Direção do tratamento
Supervisão clínica
Construção do caso clínico
Supervisão clínica
Contribuições winnicottianas para a epistemologia psicanalítica.
Compreensões winnicottianas sobre o adoecimento psíquico e processo psicoterapêutico.
A condução de construção do caso clínico em T. Ogden
- O problema do narcisismo na cultura e na clínica
O problema do narcisismo na cultura e na clínica
Da interpretação à construção: mudanças no paradigma da técnica clínica
O diagnóstico através da contra-transferência: de Freud a Winnicott
Desafios para o analista: a identificação narcísica e a temporalidade traumática.
O enquadramento analítico e o corpo do analista no setting clínico.
O desamparo e a empatia na comunicação entre inconscientes.
- A constituição psíquica: fundamentos teóricos e os indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil
A constituição psíquica: fundamentos teóricos e os indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil.
O autismo infantil do ponto de vista da psicanálise
A intervenção precoce e o atendimento pais-bebês
O atendimento de Grupos de Educação Terapêutica de Pequenos articulado com o Grupo de seus Pais
Práticas clínicas da psicanálise da infância e de bebês.
Noções básicas de psiquiatria e psicofarmacologia.
- Uma introdução à metapsicologia e ao pensamento clínico de Christopher Bollas
O objeto transformacional
Dualidades Psíquicas
O inconsciente receptivo
O conhecido não pensado
O idioma
A pulsão de destino
O generapsíquico
As relações do self
Personagem e inter-relações
Objetos evocativos
Articulações do inconsciente
A associação livre
O par freudiano
Os humores e o processo conservativo
- Construção do consultório, do trabalho clínico
Planejamento profissional de curto, médio e longo prazo.
Plano de negócios para consultório
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1.Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.