Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica
SAO CAETANO DO SUL
CAMPUS CENTRO - Rua Santo Antônio, 50 - CENTRO22/03/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
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SAO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO - Rua Treze de Maio, 681 - BELA VISTA05/04/2025 - (data prevista para início do curso)
Aula Presencial: Sábado e domingo, das 8h00 às 18h00, uma vez por mês. Aula Ao vivo: Sábado e domingo, das 8h00 às 16h00, uma vez por mês.
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A Psicopedagogia tem como objetivo geral de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra do no processo de ensino – aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de sua superação por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.
Objetivos do curso
-Fornecer instrumental teórico-prático para que o psicopedagogo possa atuar tanto no contexto institucional, preventivo e na clínica Psicopedagógica.
-Criar condições para que o psicopedagogo possa atuar na investigação Psicopedagógica utilizando os referenciais científicos, visando o fortalecimento do estudo dentro da própria Psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins. Formar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
-Formar profissionais aptos a fornecer aos professores de rede pública e privada os fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência. Propiciar fundamentos teóricos – práticos para o psicopedagogo na área de psicopedagogia institucional necessários ao bom desempenho do seu papel.
-Propiciar fundamentos teóricos- práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva.
-Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
A quem se destina: graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Assistência social.
Carga Horária: 600h (180h Ao Vivo + 60h EAD + 260h presenciais + 100h estágio).
Período: 26 meses de duração
Dia e Horário: Sábado e domingo - Aula Presencial das 8h00 às 18h00 / Aula Online Ao Vivo das 8h00 às 16h00
Matriz curricular
-Psicopedagogia: Conceitos e Fundamentos Básicos
Fundamentos da Psicopedagogia
A Psiconeurologia aplicada a psicopedagogia.
- Teorias de Desenvolvimento: aplicação na Psicopedagógica
Importância das teorias de Desenvolvimento para a Psicopedagogia
Fatores que facilitam a Organização e a Construção do Conhecimento
- Teorias de aprendizagem: aplicação na Psicopedagogia
Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura
Aspectos Sociais e Emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita
Dificuldades de Aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, Cálculos e Jogos)
- Avaliação Psicopedagógica Institucional/ Clinica
Avaliação Psicopedagógica Institucional- Clinica, Instrumentos de Avaliação I (Diagnóstico– fundamentação teórico-prática e ética)
Avaliação Psicopedagógica Institucional-Clinica Instrumentos de Avaliação II
Importância da família na avaliação psicopedagógica
Aspectos sociais que influenciam na Avaliação Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Intervenção Institucional/Clinica
Jogos Simbólicos de construção/ intervenção Psicopedagógica
Jogos de regras: intervenção Psicopedagógica
Arte : Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Jogos cooperativos Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Dinâmica de Grupo Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
- Psicopedagogia: Psicologia e suas contribuições
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico - Psicanálise
Contribuições da Psicologia ao Conhecimento Psicopedagógico – Fenomenologia
- Desenvolvimento e implicações na Aprendizagem
Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem - EAD
Deficiência Visual - EAD
Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas a aprendizagem - EAD
- Psicopedagogia na Perspectiva da Educação Inclusiva
A atuação da psicopedagogia no contexto Hospitalar
Recursos Acessíveis para Apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional
O papel do psicopedagogo no Estudo Baseado em Evidência
Estágio Supervisionado
A seleção é constituída das seguintes etapas:
1. Preenchimento de ficha de inscrição;
2. Pagamento da respectiva taxa;
3. Encaminhamento da seguinte documentação:
a) histórico escolar;
b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida;
c) cópia da cédula de identidade;
d) cópia do CPF;
e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
f) curriculum vitae resumido.