Psicomotricidade na Educação Infantil: Integrando corpo, mente e aprendizagem

Psicomotricidade na Educação Infantil: Integrando corpo, mente e aprendizagem

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Prof. Ms. Junior Cadima
Mestre, Especialista em Neuropsicologia e Psicomotricidade.
Junior é docente de cursos de graduação e pós-graduação em Neurociências e Educação.
 
Na Educação Infantil (primeira etapa da educação básica), a Psicomotricidade transcende o simples movimentar do corpo; ela é a conexão entre movimento, mente e aprendizagem. Sendo assim, é definida pela Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP) como “a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
 
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
 
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O que é Psicomotricidade?

A Psicomotricidade está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, se sustentando por três conhecimentos básicos:
  • Movimento;
  • Intelecto; e
  • Afeto.
Ou seja, essa ciência multifacetada oferece um caminho eficiente para o desenvolvimento integral das crianças.
 
Nesse sentido, a partir de experiências planejadas de forma intencional, promovemos as habilidades motoras da criança, bem como a capacidade de focar em uma atividade, armazenar e recuperar informações, de perceber os estímulos, de ser empático, de planejar as ações e de resolver problemas. Por isso, ao integrar a educação psicomotora nas práticas realizadas na Educação Infantil, favorecemos o desenvolvimento de habilidades essenciais para essa etapa escolar e para as etapas posteriores.
 

A formação em Psicomotricidade

Professores com conhecimento em Psicomotricidade são capazes de promover propostas para aprimorar a coordenação motora e incentivar a expressão corporal, emocional e a interação social de maneira objetiva. Esse conhecimento também permite ao professor identificar as necessidades individuais de cada criança e adaptar suas práticas pedagógicas, resultando em uma experiência de aprendizagem mais eficaz.
 
Assim, a importância da formação continuada para os educadores não pode ser subestimada - principalmente quando falamos da área da psicomotricidade. Por isso, escolas devem priorizar a oferta de cursos e formações nessa área, assegurando que seus professores estejam atualizados com as melhores práticas e teorias pautadas em evidências científicas.
 
Da mesma maneira, os próprios profissionais também devem buscar o autodesenvolvimento por meio de cursos e de literatura especializada, pois, o aprimoramento contínuo garante que eles estejam munidos de conhecimentos para oportunizar um ambiente de aprendizagem rico e estimulante, essencial para o desenvolvimento das crianças.
 

A importância das atividades psicomotoras

Quando as atividades psicomotoras são realizadas intencionalmente nas práticas pedagógicas, elas desempenham um papel fundamental na prevenção de dificuldades de aprendizagem. Talvez, você esteja pensando: “Nossa, mas por que auxilia na prevenção de dificuldades de aprendizagem?”
 
A educação psicomotora, geralmente aplicada em ambientes educacionais, como escolas e centros de educação infantil, visa a integração motora, cognitiva e afetiva por meio de atividades lúdicas, auxiliando no desenvolvimento da coordenação motora, da consciência corporal, da percepção espacial e da atenção, que são essenciais para a leitura, escrita e aprendizagem matemática.
 
Por exemplo, atividades que envolvem equilíbrio e coordenação, como andar em uma linha reta ou brincar com blocos, melhoram a consciência espacial e o controle motor fino, ambos necessários para a escrita. Os jogos que requerem seguir instruções ou lembrar sequências ajudam a desenvolver habilidades auditivas e de memória, essenciais para o aprendizado da leitura e da matemática.
 

Top 5 atividades em Psicomotricidade

Abaixo, compartilho 5 atividades práticas para promover as habilidades psicomotoras das crianças:
 
1) Percurso de obstáculos
Crie um caminho com diferentes desafios físicos, como túneis para rastejar, almofadas para saltar e cordas para equilibrar. Essa atividade promove a coordenação motora global e o planejamento espacial.
 
2) Jogo da memória corporal
Peça às crianças que imitem uma série de movimentos ou poses que você demonstra, aumentando gradualmente a complexidade. Essa proposta estimula a memória, a atenção, a noção do corpo e a coordenação motora global.
 
3) Atividades de arte sensorial
Use materiais diversos, como areia, argila ou massinha para atividades de modelagem. Essas atividades desenvolvem a coordenação motora fina e a criatividade, além de serem excelentes para a expressão emocional.
 
4) Dança e movimento livre
Coloque música e incentive as crianças a se moverem livremente. Isso melhora as habilidades motoras, permite a expressão emocional e a consciência corporal, assim como o planejamento das ações.
 
5) Jogos de imitação
Jogos em que as crianças imitam animais ou diferentes profissões ajudam a desenvolver a imaginação, além de serem uma forma divertida de explorar movimentos e habilidades motoras variadas. 
 
Essas atividades práticas são exemplos de como a Psicomotricidade pode ser incorporada de maneira lúdica e eficaz, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Desse modo, compreender essa ciência é fundamental para criarmos ambientes educacionais enriquecedores, que nutram o potencial pleno das crianças.
 

Psicomotricidade na Educação Infantil

A psicomotricidade é o alicerce para o desenvolvimento integral na Educação Infantil, pois une motricidade, cognição e emoção. Colocá-la em prática de maneira objetiva e criativa no ambiente educacional é fundamental, pois, assim, oferece oportunidades para as crianças aprenderem e se desenvolverem de forma significativa, proporcionando a aquisição e o aprimoramento de habilidades psicomotoras importantes.
 
Além disso, ao equipar os professores com os conhecimentos necessários para implementá-la, promovemos um ambiente facilitador para potencializar o pleno desenvolvimento de cada criança, assegurando que elas tenham experiências e aprendizados significativos. 
 

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